Paulo precisamente em seu tempo de amadurecimento ministerial estabelece pastores para cuidar do rebanho confiando a seus associados o encargo de cuidar das ovelhas. Chama-nos a atenção em I Timóteo 1:12 a afirmação de São Paulo quando diz: “E DOU GRAÇAS AO QUE ME TEM CONFORTADO, A CRISTO JESUS SENHOR NOSSO, PORQUE ME TEVE POR FIEL PONDO-ME NO MINISTÉRIO”. Sabemos que o verdadeiro ofício é dado ao homem por predestinação, leiam Gálatas 1:15: “MAS QUANDO APROUVE A DEUS, QUE DESDE O VENTRE DE MINHA MÃE ME SEPAROU E ME CHAMOU PELA SUA GRAÇA REVELAR SEU FILHO EM MIM, PARA QUE PREGASSE ENTRE OS GENTIOS, NÃO CONSULTEI A CARNE NEM O SANGUE”. Analisando dentro da terceira puxada, observe que Paulo diz que Jesus foi revelado a ele no ventre de da mãe do apóstolo, veja que o Senhor o encontra em Atos 9, tempo que Paulo não conta. A revelação não é um processo de transformação sim de fé.À luz de Romanos 11:29 vemos que os DONS E A VOCAÇÃO são sem arrependimento, NO ENTANTO A CHAMADA É ELEIÇÃO. Vejamos alguns exemplos: Ana mãe de Samuel não tinha o dom para ser mãe uma vez que tinha a madre fechada, I Samuel 1, a sua dedicação e oração e a palavra falada do sacerdote fizeram com que o quadro revertesse, ela ficou grávida, ela possuía a vocação, mas não o Dom, porém Deus lhe concedeu o Dom de ser mãe. Em II Samuel 6 encontramos que Davi, casado com Mical, dança de alegria quando a Arca do Senhor é trazida de volta, Mical ao observar Davi dançando de alegria sente repulsa por ele, ela tinha o dom e a vocação de ser mãe, no entanto a sua atitude faz com que Deus cerre a sua madre e ela não pôde conceber mais e nem dar um filho a Davi, TINHA O DOM E A VOCAÇÃO DE SER MÃE, PORÉM NÃO TINHA A CHAMADA, perdeu o DOM.Essas observações são necessárias ao aprendermos sobre MINISTÉRIO, pois Paulo mais uma vez enfatiza em seus escritos I Timóteo 2:7 “PARA O QUE (DIGO A VERDADE EM CRISTO, NÃO MINTO) FUI CONSTITUÍDO PREGADOR, E APÓSTOLO, DOUTOR DOS GENTIOS NA FÉ E NA VERDADE”.Vamos analisar a palavra CONSTITUIDO, veja que ela aparece também em ATOS 20:28 onde Paulo diz: “OLHAI, POIS POR VÓS, E POR TODO O REBANHO SOBRE QUE O ESPÍRITO SANTO VOS CONSTITUIU BISPOS, PARA APASCENTARDES A IGREJA DE DEUS, QUE ELE RESGATOU COM SEU PRÓPRIO SANGUE”. Esta palavra em seu original significa “forjado”, como um ferreiro prepara uma peça a ferro e fogo talhando-a a seu modo. A CHAMADA para o ministério exige predestinação, como outros grupos que crêem nesta terceira puxada, enfatizamos o quíntuplo de Efésios como ministério de preparação para o rapto da noiva. Há uma reflexão muito profunda a ser observada no texto de I Timóteo 2:5, que gostaria que meus irmãos mesmo de outros grupos, mas que tem a fé revelada da terceira puxada, entendam: “PORQUE HÁ UM SÓ DEUS, E UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS, JESUS CRISTO HOMEM”. Observe a expressão, JESUS CRISTO HOMEM, isto mostra que Arão e seus filhos, conforme Êxodo 28:1, são um tipo de Cristo e dos crentes na dispensação da Igreja. Arão é um tipo de Cristo como nosso Sumo Sacerdote. Cristo é um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Hebreus 7), mas Ele executa o Seu ofício sacerdotal segundo o padrão de Arão (Hebreus 9). Neste ponto entendemos que HEBREUS 5 é a constituição primária para o ofício sacerdotal no homem, no caso da revelação, levando-o a Hebreus 7. A mediação a que São Paulo menciona é feita por JESUS CRISTO HOMEM, a ênfase dada por Paulo tem uma justificativa, era necessário que se justificasse perante os Judeus e Gentios que o sacrifício de Jesus foi sangrento, como o irmão Branham nos mostra na mensagem SAINDO FORA DO ARRAIAL. Você pode ler ainda Atos 4:10-12. Em I Timóteo 3:15 Paulo reforçando o caráter sacerdotal, não segundo Arão, pois não havia bodes e sacrifícios mais, muito menos sacerdócio vitalício, diz: “Mas, sem tardar, para que saibais como convém andar na casa de Deus, que é a igreja de Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade”. Voltando ao aspecto sacerdotal e expiatório de Jesus, se crermos que o sacerdote de Melquisedeque em Jesus foi o único, sem a compaixão e o amor, não teria razão o texto de I Timóteo 2:4 “Que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade”, ainda I Timóteo 4:10 “Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o salvador de todos os homens, PRINCIPALMENTE DOS FIÉIS”. Neste ponto vemos a diferença ministerial intercessória, Arão e Melquisedeque. Paulo ressalta em I Timóteo 4:6 “Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido”. Paulo enfatiza pontos de conduta pastoral: I Timóteo 5:17 “… Principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina”. I Timóteo 5:22 “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te puro”. I Timóteo 6:2 “… Isto ensina e exorta”. I Timóteo 6:3 “Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho: aparta-te dos tais”. I Timóteo 6: 20 “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e as oposições da falsamente chamada ciência…”. II Timóteo 1:11 “Para o que fui CONSTITUÍDO pregador, e apóstolo e doutor dos gentios”.II Timóteo 2:14 “PROCURA-TE APRESENTAR-TE A DEUS APROVADO, COMO OBREIRO QUE NÃO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR, QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE”. Compare esta escritura com II Coríntios 6:7-10. Cremos perfeitamente na autoridade apostólica de São Paulo, a sua ênfase em TITO 1:5 “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, COMO JÁ TE MANDEI”. Autoridade apostólica, aquilo que o irmão Branham chamava de ministros associados, TITO 2,15:“Fala disto, EXORTA E REPREENDE com toda a autoridade. Ninguém te despreze”. A profundidade destas cartas é intensa, e estamos analisando-as à luz da terceira puxada, em estudos seqüentes iremos aplicar a reflexão destas epístolas às mensagens do irmão Branham, não vou me precipitar e na seqüência ainda falaremos de outras escrituras destas três cartas para um melhor balizamento das conclusões. Pr. Sérgio Ricardo.
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