(A Igreja é a Identidade Pastoral)
Dando seguimento ao nosso estudo sobre as Epístolas pastorais, vamos analisar o texto de Tito 2:12 “Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século SÓBRIA, justa e piamente”. A palavra sóbria é um advérbio, significando agir de maneira responsável, com sensibilidade, prudência, estar em autocontrole e em total possessão de faculdades intelectuais e emocionais. Em Tito 2:1-2 temos: “Tu, porém, fala o que convém à SÃ DOUTRINA. Os velhos que sejam SÓBRIOS, graves, prudentes, SÃOS NA FÉ, na caridade e na paciência”. Percebemos a visão de Paulo sobre a SOBRIEDADE NA DOUTRINA, responsabilidade dos pastores, responsáveis pela comida das ovelhas. Estas três epístolas I, II Timóteo e Tito possuem afinidades. São epístolas endereçadas a jovens homens aos quais tinham sido designadas posições de liderança responsável em suas respectivas igrejas durante a ausência de Paulo. As três epístolas ocupam-se com as qualificações daqueles que devem liderar e ensinar as igrejas. Tito tinha três grandes temas – a organização da Igreja, a doutrina correta e a vida santa. Tito tinha de ordenar os presbíteros em cada cidade onde existia o núcleo de uma congregação. Eles deviam ser homens de alto caráter moral, e deveriam ser inflexíveis em questões de princípio, mantendo a verdadeira doutrina apostólica e sendo capazes de reprovar os opositores doutrinários.O pastor tem como identificação do seu ministério a sua própria igreja, ou seja, o rebanho sobre o qual Deus o colocou como apascentador. Observe um detalhe: no mundo há quase SEIS bilhões de pessoas, no entanto, a probabilidade de haver DUAS pessoas com a mesma semelhança na digital é ZERO. O fato de aludirmos ao exemplo do irmão Branham com relação aos dedos da mão no primeiro artigo, não é mostrar quem é maior, hoje não nos interessa saber quem é maior, DOUTOR, APÓSTOLO ou qualquer outro. Sabemos que o maior de TODOS É O ESPÍRITO SANTO NO OFÍCIO. Quando a mão se fecha, os DEDOS SE NIVELAM, porém o OFÍCIO PASTORAL SE EVIDENCIA, POIS É ATRAVÉS DELE QUE VEM O SELAMENTO, A IDENTIDADE. Cremos firmemente no QUÍNTUPLO DE EFÉSIOS, NA ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NOS CINCO OFÍCIOS, especialmente dentro da terceira puxada, estamos firmemente apoiados naquilo que o profeta nos ensina nas mensagens. Colocarei algumas referências de mensagens do irmão Branham em inglês e a respectiva tradução logo abaixo, por enquanto somente sobre pastores: THE PASTOR(O Pastor)In the church there is the pastor, and that pastor is a special person. He's built to where he can--he can put up with the fusses of the people. He–he–he's a burden-bearer; he's the ox of the team. He–he's a man that can set down when the–somebody's got something against somebody else, and set down with them two families, and take neither side, and reason it out, and bring it right back into sweetness. See? He–he's a pastor; he knows how to take care of things. (WARNING.THEN.JUDGMENT.title JEFF.IN V-8 N-3 63-0724)“Na igreja há o pastor, e aquele pastor é uma pessoa especial. Ele é constituído para onde ele pode—ele pode acabar com o alvoroço das pessoas. Ele—ele—ele é um carregador de fardos, ele é o boi de guia. Ele—ele é um homem que pode sentar quando as—alguém tem alguma coisa contra outra, e senta-se entre duas famílias, sem tomar parte de nenhum lado, e arrazoa sobre isto, e conduz isto de volta em doçura. Vê? Ele—ele é um pastor; ele sabe como cuidar das coisas”. (Advertência, depois o juízo-24/07/1963).
But the full and complete authority of the church is the pastor. Read that in the Bible; see if that's not Bible order. That's exactly right. There's no one above the elder. (HEBREWS.CHAPTER.7.PT.2.CHURCH.ORDER JEFF.IN HEB 57-0922)“Mas a total e completa autoridade da igreja é o pastor. Leia na Bíblia; veja se isto não está na ordem da Bíblia. Isto é exatamente certo. Não há um sobre o ancião”. (Hebreus, Capítulo 7, 2ª parte 22/09/1957)”.Now the truth of the matter is the word "elder" signifies who the person is, while the word "bishop" signifies the office of the same man. The elder is the man. Bishop is the office of the man. `Elder' always has and always will refer simply to a man's chronological age in the Lord. He is an elder, not because he is elected or ordained, etc., but because he is OLDER. He is more seasoned, trained, not a novice, reliable because of experience and long standing proof of his Christian experience. (197-2 PERGANEAN. CHURCH. AGE – CHURCH. AGE. BOOK. CPT. 5).“Agora a verdade da matéria é a palavra (ANCIÃO) significa quem a pessoa é, enquanto a palavra BISPO significa o ofício do mesmo homem. O ancião é o homem. Bispo é o ofício do homem. Ancião sempre foi e sempre será referido simplesmente pela idade cronológica do homem do Senhor. Ele é um ancião, não pelo fato de ser eleito ou ordenado, etc., mas pelo fato de ser mais velho. Ele é mais vivido, treinado, não um noviço, confiável pela experiência e devidamente provado em sua experiência cristã”.(Era de Pérgamo, Capítulo 5).Don't try to preach them if you're NOT called to be a preacher; get all mixed up, anyhow, and messed up, and you'll get people tangled up, and you won't know… Well, you'll–you'll ruin them and yourself too. Just live your sermon.
The preacher's called to preach his and to live it too. If you can't live it, then stop preaching it. But you're supposed to live your sermons.
(REV. CHAP. 4.PT.3.THRONE.MERCY.title JEFF.IN ROJC 645-716 61-0108).“Não tente pregar se você não foi chamado para ser um pregador, misturará tudo, de qualquer forma, e bagunçará, e você levará as pessoas a se complicar, e você não saberá… Bem, você—você arruinará então e a si mesmo também. Apenas viva seu sermão. Os pregadores são chamados para pregar e viver também. Se você não pode viver isto, então pare de pregar isto. Mas você está suposto a viver seus sermões”. (Apocalipse, Capítulo 4, 3ª parte. Trono de Misericórdia. 08/01/1961).
Pastor Sérgio Ricardo