Há muita especulação sobre o casamento de Moisés, inclusive dogmas criados sobre Casamento e divórcio com relação ao grande profeta que guiou o povo através do deserto. Quantas vezes Moisés se casou? Quem foi Zípora? São questões que o irmão Branham responde juntamente com a Bíblia.
THE.ANGEL.OF.THE.LORD_ LA.CA WEDNESDAY_ 51-0502E-24 And notice. Then Moses taken unto himself Zipporah , a wife… [Blank.spot.on.tape–Ed.]… So one morning there, the Pillar of Fire came out of the heavens and dropped down into a bush. And Moses looked, and the bush was on fire, but the bush would not burn up.God was doing all of this to attract the attention of Moses. And when God saw that Moses turned aside…
O ANJO DO SENHOR-Los Angeles Califórnia Quarta-feira 02/05/1951.
“E note. Então Moisés tomou para si ZÍPORA, uma esposa… (Espaço vazio na fita-Ed)… Então uma manhã lá, a Coluna de Fogo veio dos Céus e entrou na sarça. E Moisés olhou e a sarça estava ardendo em fogo, mas a sarça não se consumia. Deus estava fazendo tudo para atrair a atenção de Moisés. E quando Deus viu aquele Moisés virando-se…”.
AN.EXODUS_INDIANAPOLIS.IN FRIDAY_ 56-0615
E-22 God can do some of the most ridiculous things to the human mind. Watch your carnal mind, what would he said about this the next morning? Here come Moses. Runs home and he gets Zipporah , set her astraddle of a mule, with a kid on each hip, a stick in his hand, an old man, eighty years old, whiskers hanging way down, long hair hanging down, leading a little old donkey along, pulling him along with a rope; and his wife setting on the mule with a child on each hip. "Where are you going, Moses?"
"Going down to Egypt to take over." How ridiculous: a one man invasion. Right. But the beauty of it was, he did it. Why? God said so.
UM ÊXODO-INDIANAPOLIS SEXTA-FEIRA 15/06/1956“Deus pode fazer algumas das coisas mais ridículas para a mente humana. Vigie sua mente carnal, o que ele diria sobre isto na manhã seguinte? Aqui vem Moisés. Indo para casa com Zípora, montada em sua mula, com um garoto em cada quadril, uma vara em sua mão, velho, oitenta anos, bigode caído, longos cabelos caídos, guiando um pequeno e velho burro, puxando-o com uma corda; e sua esposa sentada sobre a mula com uma criança em cada quadril. “Onde você está indo Moisés?”- “Estou descendo até o Egito para tomá-lo” . Que ridículo: uma invasão feita por um homem. Certo. Quão belo isto foi, ele fez isto. Por que? Deus disse para fazê-lo”.
AN.EXODUS_ INDIANAPOLIS.IN FRIDAY_ 56-0615 E-19 But Moses, being spiritual, understood that God was going to take the children of Israel out and he called him to do it. Now, he tried it in himself. That's what's the matter with a lot of people today. You try to bring healing to yourself. You try to work up your own salvation. That won't work. It just won't do it. Joining churches and signing papers and putting pledges in, that's not God's program. That's religion, but it's not salvation.
Notice, he failed, miserably failed, and run into the desert for another forty years while God had him back on the backside of the desert, where he married this Ethiopian woman: Zipporah . And she was high tempered. Moses was too, so I guess there was some little trouble on the backside of the desert once in a while. Don't turn your wife down 'cause she's got a little temper. Maybe that's your cross. God might've give it to kinda keep you lined up: same thing with you women to your husbands. Stick together: promised God you would, so stay with it.Notice, I'm a person don't believe in marriage and divorce. You know that, so… Look, my brother. If you went at that more prayerfully, there'd be less of it. UM ÊXODO INDIANAPOLIS SEXTA-FEIRA 15/06/1956
“Mas Moisés, sendo espiritual, entendeu que Deus estava tirando seus filhos, Israel, e ele foi chamado para fazer isto. Agora, ele tentou fazer isto de si mesmo. Aquilo é o que ocorre com a maioria das pessoas hoje. Você tenta trazer cura para si mesmo. Você tenta trabalhar por sua própria salvação. Não deve ser assim. Isto não deve ser desta forma. Reunindo igrejas e assinando papéis e hipotecando, aquele não é o programa de Deus. Aquilo é religião, mas não é salvação. Perceba, ele falhou, falhou miseravelmente, e foi para o deserto para outros quarenta anos o trazia de volta do deserto, onde ele se casou com esta mulher Etíope: Zípora. E ela era temperamental. Moisés também era, penso que havia alguns probleminhas lá atrás no deserto algumas vezes. Não despreze sua esposa por ela ter um pouco de temperamento. Talvez esta seja sua cruz. Deus pode lhe dar isto para mantê-lo na linha: o mesmo com vocês mulheres para com seus maridos. Segurem isto juntos: Deus prometeu que faria, então”. Permaneça com isto. Perceba, EU SOU UMA PESSOA QUE NÃO CRÊ EM CASAMENTO E DIVÓRCIO. Você sabe que, então…Olhe meu irmão. Se você for até aquilo com mais oração aquilo sairá.
” O irmão Branham nunca falou que Moisés casou duas vezes ou mais. Não há amparo na Bíblia para a quebra da Palavra. Em Jeremias 1:12 diz: “Eu Sou Deus e velo sobre Minha Palavra para a cumprir”. O homem faz tudo para quebrar a Palavra de Deus seja na criação de mitos, dogmas e crendices sem base que possa ampará-los. Quando o irmão Branham afirma que não crê em casamento e divórcio se refere ao caso de separação ou mais de um ‘compromisso’ matrimonial. Reafirmo: Moisés não tinha problemas com casamento e divórcio, todas as referências que o profeta faz a Zípora é com relação ao seu temperamento difícil, não que Moisés errou ao se casar com ela.
Quem foi Zípora? Em Gênesis capítulo 10, encontramos os descendentes de Noé, que iniciaram o povoamento da Terra. Sem, Cão e Jafé. Há consenso entre os eruditos, que estes três deram origens aos seguintes povos: *Sem – Origem aos Árabes e Israelitas – Morenos;
*Cão – Que logo depois gerou a Cuse ou Cuxe, deu origem a raças coloridas, amarelas e escuras, os povos da África, Egito, Etiópia. Um texto Bíblico que os eruditos afirmam concordar com esta idéia está em Jeremias 13:23, onde diz "Pode o etíope mudar a sua pele?…” ·*Jafé – Origem aos brancos, Europeus.Em Gênesis 10:6, lemos que os filhos de Cão são Cuse, Mizraim, Pute e Canaã.
De Cuse vem a cor negra, de Mizraim os egípcios, de Pute os líbios. A esposa de Moisés, Zípora, era cusita. No verso 17 de Gênesis, capítulo 10, um dos descendentes de Cão, é o sineu, que os eruditos em consenso, propõem ser a origem dos chineses. Documentos arqueológicos encontrados no Egito confirmam estas origens, apresentando os jafeitas que tinham a pele de cor branca, cabelos lisos, e olhos azuis.
Relembrando rapidamente, de Sem vieram os morenos, de Cuse o Cuxe vieram os de cor negra, e de Jafé vieram os mais claros.A explicação para a origem desta variedade de cores, que ainda ao cruzar as raças formam outras tantas cores e tipos diferentes, é a carga genética. Deus não criou tudo uniforme. As montanhas não deixam que o visual seja tudo plano. A variedade de cores das plantas faz a beleza dos jardins, a própria cor verde das plantas, quantos tons e variedades trazem uma beleza sem igual. Assim também com a raça humana, Adão e Eva, criados por Deus, do barro, tinham uma cor rosada, rubra, pois vieram da argila, mas Deus carregou sua carga genética, para que ao se proliferarem gerações, variedades fossem surgindo para haver mais beleza e não uma uniformidade única.
O casamento de Moisés à luz de ESTEJA CERTO DE DEUS parágrafos 6 e 7:
Duas passagens bíblicas devem ser notadas. Primeira: “Não vos ponhais em jugo desigual” (II Coríntios 6:14). O contexto da passagem claramente proíbe qualquer aliança que possa comprometer o evangelho. Embora o verso se refira primariamente à mistura de sistemas religiosos incompatíveis, pode ser interpretado como significando casamentos que unem aqueles que servem a Deus com aqueles que O não servem. Segunda: Deus “de um só fez toda raça humana para habitar sobre toda a face da terra” (Atos 17:26). O que essa passagem enfatiza é a igualdade de todos. Deus não reconhece qualquer divisão entre povos, seja racial, étnica, lingüística, tribal ou nacional. O poder do evangelho deve derribar estas barreiras e criar uma comunidade. “Destarte não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher, porque todos vós sois um em Jesus Cristo” (Gálatas 3:28). “Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34). Isso significa que Deus não faz distinção nem dá status às pessoas com base na aparência exterior; Ele não faz distinção com base na categoria social, conhecimento, riqueza, nacionalidade ou raça. Significa isso que todos os que têm as mesmas crenças podem casar-se?Moisés constitui um bom exemplo. O líder de Israel casou-se fora de sua raça — com uma midianita. Mas Zípora partilhava o mesmo sistema de crenças que os israelitas, e seu pai era um sacerdote respeitado que temia a Deus. Contudo, Miriam, a irmã de Moisés, reprovava aquele casamento “fora de sua raça”. O ciúme fez com que Miriam e Arão enfocassem o casamento de Moisés e bisbilhotassem sobre sua mulher etíope. O Senhor dramaticamente demonstrou Seu desprazer com a atitude de Miriam e ela foi ferida de lepra (ver Números 12).A posição bíblica sobre casamento fora de nossa fé é clara: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão da luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e o Maligno? Ou que união do crente com o incrédulo?… Por isso retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor” (II Coríntios 6:14, 15, 17).Essa é uma proibição clara contra casamento fora de nossa fé. É uma advertência contra qualquer associação que venha a colocar crentes cristãos em situações comprometedoras. Certamente, tal proibição inclui também a relação marital.
Frases do profeta sobre casamento misto:
“É legal, está na lei, é santo que um homem tome para si mesmo uma esposa e viva com a sua esposa. Outra mulher poderia ser a mesma coisa para ele, mas seria morte tocar-lhe. Aí está a diferença… a justiça pervertida”. TORRE DE BABEL 15
“E nenhum crente nunca deve se casar com uma descrente sob circunstância alguma. Deve sempre casar-se com crente!” MENSAGEM ESTEJA CERTO DE DEUS 6.
“Há outra decisão que temos que fazer na vida é eleger o companheiro ou a companheira de toda a vida. Ao rapaz e a moça que se lançam à vida tem sido dado o direito de fazer uma seleção. O jovem escolhe; a moça tem o direito de aceitá-lo ou rejeitá-lo, porém segue sendo uma seleção de ambos os lados”.ESCOLHENDO UMA NOIVA 27.
Pastor Sérgio Ricardo