Irmão Branham 

Começaremos o nosso estudo sobre o ofício pastoral com uma importante citação do irmão Branham na mensagem ESCUTANDO SUA VOZ parágrafo 12: “A CONGREGAÇÃO NUNCA VIVERÁ NUM NÍVEL DE FÉ MAIS ELEVADO QUE O NÍVEL ONDE VIVE O PASTOR”.  A palavra pastor aparece na Bíblia em 40 ocasiões, e ainda mais quatro vezes como derivada da mesma. O ofício pastoral está devidamente manifesto em Efésios 4:11, formando o Quíntuplo de Efésios o ministério utilizado por Deus para o aperfeiçoamento de Sua Noiva. Não falarei aqui do aspecto Levítico do sacerdócio pastoral, ou seja, vou me ater ao Novo Testamento. Paulo menciona em I Timóteo 3:1-7 todo o pré-requisito que um pastor necessita para executar a Obra de Deus, em momento algum da Bíblia os mesmos pré-requisitos são aplicados aos outros ministérios de Efésios 4:11. O episcopado não é o episcopado monárquico, que se desenvolveu mais tarde. A palavra grega episkopos designa uma supervisão pastoral local. Portanto, uma palavra melhor do que “bispo” para expressar seu significado poderia ser “supervisor” ou “inspetor”. Em outros lugares, Paulo usa as palavras “prebístero” ou “ancião” para se referir ao mesmo cargo ver Tito 1: 5-9.  O aspecto sacerdotal do ofício pastoral está incluso na afirmação de São Paulo em Hebreus 13:17: “ Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”. Na mensagem Cristo é o Mistério de Deus Revelado a partir do parágrafo 79 ao 83, o irmão Branham enaltece a posição do irmão Neville e enfatiza que devemos permanecer com nosso pastor. Quando um homem diz que não crê no ofício sacerdotal de um pastor chamado por Deus é pela razão única de não conhecer nada de Deus. Vejamos a mensagem A Igreja e sua Condição 30: “Agora, o cordeiro é um companheiro muito dócil. Ele não o faz, ele não pode ajudar a si mesmo. Ele não tem confiança em si mesmo, porque ele não pode ajudar a si mesmo”. No parágrafo 31 desta mesma mensagem o irmão Branham disse: Você sabe, onde eles vão matar ovelhas, vocês sabem o que guia a ovelha até ao cepo mortal, é um bode. Porém o bode guiará a ovelha exatamente até a rampa no matadouro, e então ao mesmo tempo que ele faz a ovelha subir a rampa, então ele pulará fora. Porém, oh, eles dizem, quando eles forem matar o bode, então ele levantará uma tempestade”. Quantos bodes sorrateiros insuflados de mestres e ensinadores estão conduzindo ovelhas à morte? Na mensagem Deus não chama um homem a julgamento sem antes lhe advertir 104, o profeta afirma: “O Pastor é um homem especial… É um boi de guia”. Neste mesmo parágrafo o irmão Branham diz que o verdadeiro pastor se coloca entre duas famílias com problemas sem ser parcial e consegue uni-las com a doçura do Espírito. O PASTOR NÃO CAUSA ALVOROÇO ELE ACABA COM O ALVOROÇO. Mensagem Humilha-te 26: “Ela foi e contou para o pastor dela. O pastor disse: Eu sou-eu não sou qualificado”,  ele disse: “para-para agir sobre esta cura Divina, porque eu não…Somente não tenho dentro de mim, a fé que se requer para fazer isso. Agora, isso, isso é ser honesto a respeito disso. Está vendo? Ele disse: “Porém eu estive numa das reuniões do Irmão Branham, eu lhe aconselharia levar o bebê ao irmão Branham”.   Veja que o irmão Branham valoriza o pastor da irmã que se aconselhou corretamente e recebeu o conselho certo. Há uma mentira se propagando sobre o ministério pastoral tentando fazer com que o povo não creia na intercessão sacerdotal do pastor, ou seja, o fim do escritório pastoral, da ceia; o interessante que os que propagam esse falso ensinamento crêem em dízimo. Há uma mensagem intitulada INTERVIEW OF SISTER BRUCE de 5 de julho de 1964, onde o profeta entrevista uma irmã no ESCRITÓRIO para ajudá-la. Foi após os selos após a revelação. Faço uma pergunta a esses falsos mestres, o profeta poderia resolver essa questão no púlpito através do discernimento, POR QUE NÃO FEZ? POR QUE FOI NO ESCRITÓRIO PRIVADO? O ministério pastoral acompanha a Noiva até seus últimos momentos aqui na terra. Quem apresentará a Noiva ao Senhor Jesus conforme a mensagem O REI REJEITADO? Seus pastores. Falam em ministério de Melquisedeque que anula o de Arãao, é como dizer que o três vem primeiro que o um não percebem que Deus aperfeiçoa no Homem o ministério de Hebreus 5, claramente está escrito que NENHUM HOMEM TOMA PARA SI ESTA HONRA…Nem mesmo Datã, Abirão e Coré, A ESCOLHA É DE DEUS, MESMO SENDO ESCOLHIDO COMO ELI FOI E SE APOSTATOU. Vamos a mensagem PONDO-NOS A LADO DE JESUS 82: “AGORA, EU PENSO QUE ESTA IGREJA… SE VOCÊS, HOMENS, QUANDO CONSTRUIREM ESTA IGREJA, FAÇAM DELA SEU QUARTEL-GENERAL E AO IRMÃO NEVILLE AQUI SENDO COMO O PRESBÍTERO MAIS VELHO ENTRE VOCÊS. VÊEM? E ÀS VEZES VOCÊ TEM UMA QUESTÃO QUE NÃO PODE DISCUTÍ-LA COM SUA IGREJA AÍ FORA, ENTÃO TRAGA ISTO AQUI AO IRMÃO NEVILLE E VOCÊS TODOS DISCUTIRÃO ISTO JUNTOS. SE HÁ… NÃO PUDEREM CHEGAR A NENHUMA DECISÃO, EU ESTAREI VOLTANDO LOGO, ENTÃO TODOS NOS REUNIREMOS COM ISTO”. Você chamaria isto de SISTEMA? Eu sim, SISTEMA DE DEUS. Continue lendo o parágrafo 83 desta mesma mensagem: “E então ali, treinem seus próprios grupos outros ministros-homens que você vê que têm um chamado em sua vida para o ministério. Treinem aqueles jovens; tragam-nos aqui para o ancião. Todos vocês se reúnam em uma reunião ministerial e ali ensinem coisas profundas. Pessoas que andaram com o irmão Branham relatam que ele se referia ao Quíntuplo de Efésios como uma mão aberta, APONTANDO PARA CADA OFÍCIO UM DEDO DA MÃO, para o profeta, o responsável pelo selamento do povo é o pastor da Igreja, quando a mão está aberta, o doutor parece ser o maior dom, no entanto, quando a mão é fechada todos os dons ficam nivelados, não há nenhum dedo maior que o outro, ficando o pastor, o polegar com a responsabilidade de selar o povo com a pregação, A IDENTIDADE DA IGREJA É O SEU PASTOR, aquele que convive com o povo em seu dia-a-dia, que o alimenta, o protege e se for preciso dá sua vida pelas ovelhas. Na mensagem ESCUTANDO SUA VOZ, parágrafo 13”: “Freqüentemente as pessoas dizem ao pastor:” “Não pode você vir aqui? Não pode fazer isto e aquilo, etc?”. Eu com todo meu coração faria tudo isto, porém, tenho que permanecer na presença de Deus se vou fazer a coisa corretamente! Logo as pessoas dizem: O irmão Branham é um daqueles que se mantêm à parte de todo mundo”. Isso não é a verdade. Eu amo as pessoas, porém há milhares e milhares delas. Eu tenho que permanecer próximo d’ELE para assim conhecer o que ELE quer que lhes diga. Agora escute PASTOR, NUNCA VÁ SE OCUPAR TANTO QUE NÃO POSSA ENTRAR NA PRESENÇA DE DEUS E ESCUTAR SUA VOZ. Deus sempre cumpre Sua Palavra”. O PASTOR É CAPACITADO POR DEUS PARA GUARDAR O REBANHO. (Hebreus 5).

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O Polegar é o Pastor, justamente o que traz a identidade sacerdotal e o selamento do povo, pois o pastor é o ofício que mais prepara a igreja, o pastor tem por excelência o dom de doutor em si, isto está enfatizado na conjunção (e) em Efésios 4:11, PASTORES E DOUTORES.

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Paulo utiliza uma redundância em Hebreus 5:2 “compadecer-se ternamente…” para enfatizar o ofício sacerdotal do pastor, compadecer-se é ter compaixão, condoer-se, penalizar-se, o sacerdócio de um verdadeiro pastor é revestido de Hebreus 2:18, quem não tem a revelação da terceira puxada, fica preso em somente um capítulo da Bíblia sem ler os demais. Leiamos o tom enfático de Paulo a Tito na epístola endereçada a este, “Por esta causa te deixei em Creta…”, Tito 1:5, qual a autoridade e domínio que Paulo exercia sobre Tito? Seria humano? Se o catolicismo utiliza verdades bíblicas, não anula o sistema de Deus. Nesta primeira parte do estudo quero ainda mencionar a mensagem A ORDEM DA IGREJA parágrafo 16: “Agora, isto pertence ao pastor daqui, vê, porque depois de tudo, ELE É O DIRIGENTE DA PARTE ESPIRITUAL. Os diáconos são os policiais na igreja, para manter a ordem e cuidar destas coisas, alimentar aos pobres e assim sucessivamente. Os administradores se ocupam do dinheiro e do edifício. Isso é o que eles têm que cuidar. Mas o pastor está para supervisionar a parte espiritual e isto é com você irmão Neville”. Na segunda parte teremos a entrevista com a irmã Bruce e a citação do irmão Branham onde ele diz que pastor é a roupa que Deus veste. 

 

“PASTOR É A ROUPA QUE DEUS VESTE” (2ª Parte)

Irmão Branham

No Novo Testamento, as palavras pastor, bispo e presbítero descrevem os mesmos homens (Atos 20:17,28; 1 Pedro 5:1-3; Tito 1:5-7). Eles servem em congregações locais, cuidando do rebanho de Deus.

As várias palavras identificam os mesmos servos, mas cada palavra tem seu próprio significado. Essas variações de sentido ajudam para mostrar aspectos diferentes do trabalho dos homens que cuidam de uma congregação.

Pastor é uma palavra comum na Bíblia. Freqüentemente se refere aos pastores de ovelhas, pessoas responsáveis pelos rebanhos. Tais homens protegiam, guiavam e alimentavam as ovelhas. O Espírito Santo usou esta palavra várias vezes no Antigo Testamento num sentido figurativo, descrevendo guias espirituais. Deus é chamado de Pastor desde a época dos patriarcas (veja Gênesis 49:24-25). Salmo 23 descreve o Senhor como pastor do seu servo fiel. O autor, um pastor de ovelhas na sua juventude, descreve o carinho e a proteção de Deus para com seus seguidores. Moisés descreveu o homem escolhido para guiar o povo como pastor (Números 27:17). Infelizmente, nem todos os pastores são bons. Deus condenou fortemente os pastores egoístas que devoravam o rebanho de Israel (Ezequiel 34:1-10). No Novo Testamento, homens qualificados devem pastorear o rebanho, a congregação do Senhor (1 Timóteo 3:1-7; Atos 20:28-35; 1 Pedro 5:1-3).

Bispo vem da palavra grega episkopos, que quer dizer supervisor ou superintendente. Em 1 Pedro 2:25, se refere ao Senhor. Várias outras passagens usam essa palavra para descrever a responsabilidade de homens escolhidos para guiar os discípulos de Cristo no seu trabalho na igreja (veja Atos 20:28; Filipenses 1:1; 1 Timóteo 3:2; Tito 1:7).

Presbítero (ancião em algumas versões da Bíblia) descreve alguém de idade mais avançada. A palavra é usada na Bíblia para identificar alguns dos líderes entre os judeus. No livro de Atos e nas epístolas, os homens que pastoreavam e supervisionavam as igrejas locais foram freqüentemente chamados de presbíteros (veja Atos 11:30; 14:23; 15:2, 4,6,22,23; 16:4; 20:17; 21:18; 1 Timóteo 5:17,19; Tito 1:5; Tiago 5:14; 1 Pedro 5:1; 2 João 1; 3 João 1). São homens de idade suficiente que tenham filhos crentes. Necessariamente são alguns dos mais maduros dos cristãos na congregação. Usam seu conhecimento e experiência para servir como modelos e ensinar o povo de Deus.

Pastores bispos e presbíteros não são três ofícios diferentes, e sim três palavras que descrevem aspectos diferentes dos mesmos homens. Igrejas que procuram manter distinções entre pastores, bispos e presbíteros não somente fogem do padrão bíblico como também perdem a riqueza das palavras que o Espírito Santo usou para descrever os guias do povo de Deus. clamou em seu desespero: “Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos?” ( 9:33). percebeu que não era capaz de falar diretamente com Deus, por causa de sua majestade, e sentiu agudamente a falta de um mediador ou árbitro. O autor de Hebreus, contudo, observa que temos um mediador entre nós e Deus. Ele é nosso Sumo Sacerdote Jesus Cristo.Jesus foi indicado pelo Pai para ser sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (veja Gênesis 14); ele não se deu essa honra (Hebreus 5:5-10). Há um grande contraste, contudo, entre os sacerdotes levíticos e Jesus Cristo. Todo sumo sacerdote levítico poderia verdadeiramente simpatizar com a situação difícil dos homens pecadores, porque todo sacerdote era, ele mesmo, culpado de pecado (Hebreus 5:1-3). Assim sendo, ele tinha que primeiro oferecer sacrifício por seus próprios pecados e então podia fazer intercessão pelo restante do povo (veja Levítico 16). Jesus foi tentado, como nós somos, mas sem pecar. Ele foi obediente ao Pai e assim se tornou o autor da salvação eterna de todos aqueles que o obedecem.Termino aqui a exposição bíblica sobre o ofício sacerdotal no homem no Novo testamento, seguirei com as citações das mensagens.

Devido à gravidade da falsa doutrina de que o pastor local não é um homem comissionado por Deus para exercer sacerdócio, nosso estudo irá se prolongar por mais uma parte além desta. Tomarei por base por enquanto mais duas mensagens do profeta, HEBREUS CAPÍTULOS CINCO E SEIS 1ª PARTE e POR QUE TIVERAM QUE SER PASTORES? Antes quero deixar claro que esta última mensagem em seu título original é WHY IT HAD TO BE A SHEPHERDS (pregada em 12/12/1964 e disponível em português pela edição de Goiânia). Quero ainda observar um detalhe antes de prosseguir, em inglês há muitas terminologias para PASTOR, por exemplo, MINISTER=MINISTRO, SHEPHERDS=PASTOR DE OVELHAS LITERAIS, PARSONS=PASTOR (UTILIZADA PELOS IRMÃOS NEGROS DO SUL DOS ESTADOS UNIDOS, como na mensagem DEUS NÃO CHAMA O HOMEM A JULGAMENTO SEM ANTES LHE ADVERTIR 204), veja abaixo; 218    And I just quit singing, I got pretty close. And I walked by. And she was standing there and the tears running down them big fat cheeks; I wanted to hug her. She said, "Morning, parson!"
I said, "Auntie, what'd you say?"
She said, "I said, 'Good morning,
parson.'"
219    I said, "How'd you know I was a
parson?" Now, to the people in the South, that means "minister," you know. Said, "Now, how'd you know I was a parson?"
She said, "I knowed you was coming."
(204 e seguintes em português).Veja no parágrafo 219(Em inglês que o próprio irmão Branham explica a palavra). O critério que tenho ao explicar esses termos é justamente não poupar essa falsa doutrina que por falta de sustentação bíblica e das mensagens são tão perniciosas.Na mensagem HEBREUS 5 I PARTE no parágrafo 26 o profeta afirma:“Mas, eu creio na autoridade suprema da congregação local. Sim, que cada igreja possa ter, escolher seu pastor, seus diáconos, seu… Seja o que for. E então, desta maneira, o homem ali não tem nenhum bispo sobre si. O Espírito Santo deseja falar algo para aquela igreja, eles não têm que perguntar a ninguém se eles podem fazer isto ou fazer aquilo. É o indivíduo em contato com o Espírito Santo. MOSTRE-ME NA BÍBLIA, O QUE É MAIOR NA BÍBLIA DO QUE UM ANCIÃO LOCAL PARA A IGREJA LOCAL?”. Parágrafos da mensagem POR QUE TIVERAM QUE SER PASTORES?

64 “Porém os pastores se sentiam completamente à vontade naquele lugar com o cordeiro de Deus, e qualquer bom pastor faz o mesmo. Quando um bom pastor sobre as ovelhas as ovelhas pode ver a Palavra de Deus vindicada e clara, do que Ele prometeu fazer, então esse pastor está como que em sua casa. A mim não me importa o que alguém mais diga, aí está, Deus o prometeu e Deus o fez”.

66 “Porém deixe que um verdadeiro pastor da Palavra o pregue no poder da ressurreição, de que Jesus Cristo é o mesmo Ontem, Hoje e Para Sempre!”.115 “Agora vamos encontrar porque teve que ser pastores. Eles sabiam que as ovelhas eram indefesas sem o pastor para guiá-las. Eles… Uma ovelha é completamente indefesa, ela não pode vir só. Essa foi a razão pela qual Deus assemelhou Seus filhos crentes com ovelhas. Eles têm que ser GUIADOS. Porém note que é o que está te guiando! NÃO TOME A UM CABRITO , POIS ELE LEVARÁ ATÉ A MATANÇA. DEUS NUNCA NOS DEU UM BODE, Ele nos deu Seu Filho(O ESPÍRITO SANTO) PARA NOS GUIAR. NÃO ALGUM HOMEM- FEITO PASTOR, PORÉM UM PASTOR MANDADO POR DEUS O QUAL ALIMENTA AS OVELHAS COM COMIDA DE OVELHAS”.OBS: DEUS USA O HOMEM, NÃO ANJOS.

121 “Eles, todos estes pastores, eles sabiam que as ovelhas eram indefesas sem o pastor e eles eram pastores e sabiam que ele tinha que ser guiado”.122 “QUE PENA É VER HOJE QUE ELES TRATAM DE ALIMENTAR AS OVELHAS COM LIXO. MAS UMA OVELHA NÃO COMERÁ. NÃO, SENHOR! VÊEM, ELES ESTAVAM TRATANDO DE ALIMENTAR ÀS OVELHAS COM LIXO, LÁ ATRÁS. E QUANDO A PALAVRA VEIO, ELES JÁ ESTAVAM TÃO ACOSTUMADOS AO LIXO, ELES NÃO CONHECIAM A PALAVRA. E ASSIM É HOJE; QUANDO A MESMA COISA VINDICADA E PROVADA DE QUE DEUS FARIA CERTA COISA E ENTÃO ELES, TÃO ACOSTUMADAS A LIXO E ALIMENTADOS DE LIXO, ATÉ QUE VOCÊ… BOM NÃO VALE A PENA FALAR COM ELES. ELES NÃO FARÃO CASO, ISSO É TUDO. O CÃO… A BÍBLIA DIZ: (COMO UM CÃO VOLTA A SEU VÕMITO E UM PORCO AO SEU LAMAÇAL, ASSIM FARÃO ELES)”.

131 “Por que então é que o primeiro anúncio de Pastores… Se todos estes profetas, todos estes grandes homens eram pastores, então por que é que Deus (O IMUTÁVEL SER) muda seu método, aqui mesmo e traz isto para teólogos? Foram pastores. A vinda do Cordeiro perfeito, a oferta de pecado, deveria vir ao pastor”. LEIA TAMBÉM OS PARÁGRAFOS 132 e 133, o profeta usa indistintamente o termo SHEPHERD para pastor de ovelhas e ministros. No parágrafo 133 O PROFETA PÕE FIM AO DESVARIO DOUTRINÁRIO DE SEPARAR O OFÍCIO PASTORAL SACERDOTAL DE HEBREUS 5 E DE HEBREUS 7.133 “Agora, vamos chamar a um dos grandes PASTORES-PROFETAS de Jeová para confirmar que DEUS ESTAVA NESTES PROFETAS, sob as PELES DE OVELHAS. Observe agora. Chamaremos, primeiro a MOISÉS. VAMOS OLHÁ-LO. Seu ministério nos mostrou a Jeová em seu PASTOR-PROFETA. Agora, tomaremos talvez só um, se nos resta tempo, pelos próximos dez minutos. Tomaremos dois deles, talvez bastará.134 “Moisés; JEOVÁ EXPÕE A SÍ MESMO, AQUI, NESTE PASTOR-PROFETA”.Veja que o irmão Branham encerra definitivamente a confusão que fazem quando mencionam só Hebreus 7 sem passar primeiro por Hebreus 5. Justamente os que dizem crer em DEUS “EN MORPHE”, COMETEM UM ERRO TÃO PRIMÁRIO!

160 “Agora, observe, vamos trazer isto aqui ao Grande Pastor em uns momentos. Vê? Observe o Ministério do GRANDE PASTOR-PROFETA. Se Seus milagres, toda a igreja lhe abriu passagem e lhe recebeu. Queriam que seus enfermos fossem curados. Queriam fazer grandes obras. Sua popularidade era grande”.Neste ponto o irmão Branham fala de Jesus e seu ministério, leia os parágrafos 167 e 168 e confirme DEUS NO HOMEM ESCOLHIDO PARA LIDERANÇA.Vou terminar esta segunda parte com a citação do parágrafo 188 desta mensagem, preste atenção;

188 “NENHUM HOMEM TEM DIREITO DE ENTRAR AO SAGRADO PÚLPITO A PREGAR A PALAVRA ATÉ QUE HAJA FEITO ASSIM COMO MOISÉS FEZ, ENCONTRAR-SE COM DEUS, ELE MESMO, SOBRE OS TERRENOS AONDE NÃO HAJA EXPLICAÇÃO FEITA POR ALGUM TEÓLOGO QUE POSSA EXPLICAR ISSO FORA. MOISÉS ESTEVE ALÍ”.   Pretendo seguir em mais uma parte sobre o ofício pastoral sob a ótica da revelação, mas antes, sabedor que há tantas mentiras revestidas de ensinamentos, gente que não crê em entregar dízimos, outros não crêem no sacerdócio e assim por diante, quero que reflita comigo: O QUE SIGNIFICA CONSAGRAR?Veja que quem consagra é maior do que aquele que está sendo consagrado é óbvio, logo quem consagra É SAGRADO, é o maior abençoando o menor. Se essa mentira de que não há sacerdócio no homem escolhido para liderar um grupo fosse digna de algum crédito, POR QUE ENCONTRAMOS PESSOAS SENDO CONSAGRADAS PELO IRMÃO BRANHAM NA MENSAGEM “ACUSAÇÃO”? Tenho por mim que desconhecem ou a mensagem ou o Espírito da mesma.  CONSAGRAR significa: Dedicar a Deus, tornar durável, dedicar-se, empregar todo o tempo. Se crerem ainda na Ceia, qualquer um pode consagrá-la? A última mensagem do irmão Branham COMUNHÃO de 12/12/1965 foi uma mensagem de Ceia, por que o zelo do irmão Branham com este mandamento?

 

“Pastor é a roupa que Deus veste” (3ª Parte)

 Irmão Branham  

Prosseguindo o nosso estudo sobre o ofício pastoral, chegamos à frase do profeta na mensagem em inglês PUTTING ON THE WHOLE ARMOR OF GOD (COLOCANDO TODA ARMADURA DE DEUS), pregada no dia 07 de junho de 1962. Colocarei o parágrafo 76 para a nossa reflexão:

  E-76 Now, God fortified His army. What with? Himself, in the form of prophets, apostles, teachers, pastors. What did He do? What was God doing? Listen, did you ever think what that offices of the church is? It's God's dress, inside dress, an apostle, a prophet, a seer. Foresee, before Satan ever gets to it, done told it. What is it? God dressed up in His church. These offices is God's dress-wear. When you see those offices, pastors, teachers, evangelists, what is that? That's God's dress-wear, God's Presence, God's Spirit and It's working through man.
And if that office denies any of this Word, then it's not God-dressing. No, not that. That's that wolf in sheep's clothing. Watch that fellow. Beware of him.
But when he just takes what the Word says, remember, that's God, 'cause He's speaking His Word. See? But if He says, "Well, it isn't…" Oh, oh, oh, oh, oh, oh, my, get going, sheep; get going.
 

Tradução do parágrafo: “Agora, Deus fortalece Seu exército. Com quê? Ele mesmo, na forma de profetas, apóstolos, mestres, pastores. O que o fez fazer? O que Deus estava fazendo? Ouçam, vocês tem pensado no que são aqueles ofícios na igreja? É a roupa de Deus, dentro da roupa, no apóstolo, um profeta, um vidente. Pela presciência, antes que satanás pegasse isto, falasse isto. O que é isto? Deus vestindo-se em Sua igreja. Aqueles ofícios são a roupa que Deus veste. Quando você vê aqueles ofícios, pastores, mestres, evangelistas, o que é aquilo? Aquela é a roupa de Deus, a Presença de Deus, Espírito de Deus e isto opera através do homem. E se aquele ofício nega alguma destas Palavras, então não é a roupa de Deus. Não, não são. Aquilo é um lobo em roupa de ovelhas. Vigie aquele companheiro. Cuidado com ele. Mas quando ele apenas toma o que A Palavra diz, lembre-se, aquele é Deus, pois Ele está falando Sua palavra. Vê? Mas se ele diz”, Bem, isto não…”Oh, oh, oh, oh, oh, oh, puxa, corra, ovelha; corra”.     

Compreendemos a vontade de Deus sob a revelação da terceira puxada. Como mencionamos em artigo anterior, a última mensagem pregada pelo profeta foi uma mensagem de ceia. A intercessão sacerdotal permanece no pastor, único comissionado para a consagração deste mandamento. Três são os mandamentos que teremos até o fim: BATISMO, CEIA e LAVA-PÉS. Pensemos sobre a autoridade de Paulo em Tito 1:5 “… Por esta causa te deixei em Creta…”, qual o domínio humano que Paulo exercia? De qualquer forma não era um domínio denominacional, mas era uma autoridade de Deus no homem. Para os que se deixam seduzir pelo espírito de rebeldia, claro, é preferível, para eles, não se submeter a nenhuma autoridade constituída por Deus.  Há um ponto para reflexão aqui, os que gostam de exercer domínio humano, geralmente SURGEM DO NADA, não apresentam credenciais laborativas no evangelho, foi o caso de Datã, Abirão e Coré, surgem em pleno momento de murmurações e se insuflam contra o Verdadeiro. São Mestres, Doutores, Arrogantes, Pretensiosos, DESCONHECEDORES DO EVANGELHO, prestando um desserviço ao que já está fundamentado. Paulo em II Timóteo 3: 6, fala: “Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências, que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade”. APRENDEM SEMPRE, é chuva de ensinamento para cá é chuva de ensinamento para lá, no entanto não chegam à experiência do conhecimento, conhecer a Deus fala de NATUREZA. Tudo que é fundamentado na porfia, na emulação, na fornicação é fadado a ruir, não prospera, pois o fundamento não é Cristo.  Em Hebreus 1:14 encontramos: “Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão herdar a salvação?”.  Eles ministram, a palavra grega para MINISTRAR é diakonia, parece muito com diácono e significa TRABALHO DE ASSISTÊNCIA E SERVIÇO.

Um anjo celestial não pode ministrar ceia, o terreal pode. Uma coisa que o irmão Branham enfatiza na mensagem Hebreus 5 é que esta Epístola foi escrita ao Judeus saídos do farisaísmo e ainda presos aos ritos mosaicos, Paulo aponta para o INTERCESSOR MAIOR, JESUS, o sumo sacerdote. Se Deus fizer qualquer coisa na terra hoje será através do homem. Concluo meu estudo sobre o ofício pastoral, levando você a analisar o espiritual, coloco na íntegra uma pequena mensagem de 1964 que o irmão Branham nos deixou, revelando uma entrevista pastoral dele com uma irmã chamada Bruce, ele intercede por ela e diz ser o seu pastor neste ato de intercessão, leia com atenção os parágrafos traduzidos e perceba que mesmo após a revelação dos selos a lida pastoral continuou e ainda continua, nada poderá ser feito concernente ao homem se não for pelo homem, há de se ter cuidado com doutrinas e ensinamentos, um homem sem chamado de Deus é como uma criança com uma navalha à mão, leia com atenção a afirmação do profeta:   

  Interview Of Sister Bruce  

Sermon details
This Message by Brother William Marrion Branham called Interview Of Sister Bruce was delivered on Sunday morning, 5th July 1964 in Jeffersonville, Indiana, U.S.A.
The tape, number 64-0705M, is not available any more.
This text was taken from the 1999 Infobase, provided by
Voice Of God Recordings
P.O. Box 950, Jeffersonville, Indiana 47131 U.S.A.
Phone (812) 256-1177
Fax (812) 256-6187
Many thanks to Br. Neil Halava and his team for their hard work.

E-1 [The following is a personal interview Brother Branham had with Sister Bruce during the song service preceding the Message, "Masterpiece." He refers to this interview (while preaching), in paragraph 57 of "The Masterpiece"–Ed.]
…?… I visit you in the hospital that…?… I prayed constantly God wouldn't let you die, 'cause you're a value to the church. Now, I know you. I know you're going to be all right, Sister Bruce. I believe that with all my heart.
[Sister Bruce says, "Brother Branham, most of all, I want the experience that I been sealed in the Holy Ghost. And if God will reveal it to your heart…"]
I believe, with all my heart that you are a real borned again believer, Sister Bruce. How could that Spirit be…?… when you get sick you get weary. And you're a nervous-type person.
[Sister Bruce says, "Yes."]
And–and you get things on your mind (See?), little bitty things. It just keeps building up both ways. You'll get somebody on your heart you want to pray for them, get up and pray for them. You can't rest till you get that person prayed for. That's you.
Then take it on the other side. Satan maybe might present something that you… And not this way. See? That you… The–the God… You–you're a nature. And God works. And Satan works. Then when Satan tries to make you believe that you're not… See? You keep building this, "Maybe this might…" See? Don't look at yourself, Sister Bruce. Remember.
E-2 I'm fixing to pray for you. I'm not worthy of that. I think, "What would I do if Jesus Christ was setting here now?" and, well, "what would He do if He was setting here?" He'd lay His hands upon you and with His great faith (See?), you'd get well.
Well now, I think, "Well, I'm a sinner; I'm not Him." But I come to represent Him. Must, remember, me being a sinner and before God, I'm not a sinner, neither are you; we got a Blood Sacrifice laying there. God don't even see us. He hears our voice, but He sees the Blood of Christ. That's it. See? He sees the Blood of His Own Son. It's our voice, Christ's Blood, and it's Christ that's talking through us to God; so therefore, we're not sinners no more. We are Christians. I believe you to be a genuine Christian woman.
E-3 I remember the thing… [Sister Bruce says, "I make so many mistakes, and I fail so many times."–Ed.]
That's why Christ had to die, so that you with your mistakes wouldn't be 'lotted to you. See? He took your mistakes. Your desire in your heart is to serve Him. [Sister Bruce says, "Yes."]
All right. That's what He died for, so that you could serve Him. See? Not… Your mistakes are not looked–not allotted to you. See? He is your Propitiation. See? He is your Sin-offering. Your sins are not known. You're not a sinner before God. Christ took your sins and became you, 'cause your desire is to serve Him.
E-4 [Sister Bruce says, "But I've never had an experience that I have been filled with the Holy Ghost, that I could put my foot on."]
All right. Notice this. Ordinarily, a human being is born in sin, shaped in iniquity, come to the world speaking lies. That's the nature of a human being. [Sister Bruce says, "Yes."]
That was your nature. It change once. But what changed it? ["Christ."] There you are, sister. See? That's it.
"He that heareth My Words and believeth on Him that sent Me, hath Eternal Life, and shall not come to the judgment; but hath (past tense) passed from death to Life." Saint John 5:24, Jesus speaking. See?
So you–you're–you're a Christian, Sister Bruce. I've watched your life. I've watched you under vision, and I know you're a Christian. See? Not one speck of… See, I am your shepherd, as it was… [Sister Bruce says, "Yes."] Somebody's got to be. See? If there was any doubt in my mind, if I thought you was–something was wrong, I'd tell you, Sister Bruce.
[I believe that."]

But if there's anything wrong in your experience, anything wrong between you and God, as far as I know anything about it, Sister Bruce (See?) there's not one. We're going to pray.
E-5 [Sister Bruce says, "'Course, I'm going to die unless God undertakes for my heart."]
You're not going to die, I don't think, Sister Bruce. If it is, it's hid from me.
Dear God, this little woman has constantly, constantly done good. She has tried, like Dorcas of old. And now, she's getting to this time of her heart's very bad. But did not Your Word that we put our whole soul and life in, say, that all things will work together for good to them that loves You? Then it must be that You're working something that we know nothing about. It's all for the good, for she loves You.
Now, to the great Shepherd over all of us, the Lord Jesus Christ, and in His Name, I lay my hands upon my sister. May the God Who made her and brought her to this earth, may His Spirit that sealed her away from the things of the world to be Your servant, may It heal her sick body and make her completely well, for we need her in the service, Lord. I commit her to You with this prayer of faith, my hands laying upon her to identify myself with the prayer, and to say to this mountain, "In the Name of Jesus Christ, be moved," that our sister may live to the Kingdom of God and for the glory of God. 
  

Traduzirei apenas a parte em negrito do parágrafo 4: “Então você—você é –você é uma Cristã, irmã Bruce. Eu tenho visto sua vida. Eu tenho observado você sob visão, e Eu sei que você é uma Cristã. Vê? Nenhuma nódoa de… Vê, EU SOU SEU PASTOR, como isto foi…(Irmã Bruce diz, “Sim”) ALGUÉM TEM QUE SER. Vê? Se houvesse alguma dúvida em sua mente, se eu pensasse que você estivesse—algo estivesse errado, eu lhe falaria, Irmã Bruce (Eu creio nisto)". Na oração que encerra a mensagem, o profeta intercede por ela. Coloco-me como irmão para qualquer dúvida com relação ao assunto, lembrando a todos que há muitas mensagens onde o irmão Branham fala sobre o caráter diferenciado do pastor. Caso não creia, o que lhe é direito, você poderia andar com o irmão Branham, pescar com ele, caçar com ele, e continuaria descrente. Lembro-me daquilo que o irmão Billy Paul nos ensinou: DEUS PENSOU, O PROFETA FALOU, EU CREIO.

Pr. Sérgio Ricardo