Irmão Branham antes de realizar um casamento em 1965
A mensagem A união invisível da Noiva de Cristo, foi pregada em 25 de novembro de 1965 em Shreveport, Lousiana U.S. A. Trata-se de uma mensagem muito especial falando entre outros temas e especialmente sobre casamento. Chama-me a atenção um detalhe, trata-se de uma das últimas mensagens do profeta, logo poderemos concluir algumas reflexões que o irmão Branham faz nessa mensagem como definitivas, ou seja, o profeta não voltou atrás em definições enfáticas feitas por ele mesmo nessa pregação, uma delas é que os Sete Selos foram revelados naquela semana de Março de 1963. Quero começar com um pensamento sobre “ressurreição isolada” do profeta para pregar o Sétimo Selo. Não vou desconsiderar quem pensa assim, no entanto esse pensamento não tem amparo bíblico. Não conheço nenhum personagem na Bíblia que ressuscitou para pregar novamente. Alguém poderá dizer que Jesus ressuscitou e pregou, não, ele não fez isso, poderia ter feito aos dois discípulos a caminho de Emaús, falou mesmo de Moisés e dos profetas, no entanto, só reconheceram que era Jesus ao partir do pão, observe que naquele momento não tínhamos a ordenança do IDE de Mateus 28: 18-19. A Bíblia não é um Livro de coincidências, perceba que os olhos dos dois discípulos foram cegados para não compreenderem ao Mestre Jesus. Não era uma dispensação para pregação ainda.
Lucas 24:13-31(Um texto de difícil reflexão)
13Eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. 14 E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. 15 E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. 16 Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. 17 E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?18 E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?19 E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; 20 E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. 21 E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. 22 É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; 23 E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. 24 E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. 25 E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!26 Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 28 E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. 29 E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30 E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. 31 Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.
Está consumado João 19:28-30 (Toda pregação e mistérios de Jesus foram cumpridos na cruz).
28 Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. 29 Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca. 30 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Eles não reconheceram Jesus pela Palavra, mas pelo partir do pão. Observe ainda que nenhuma Palavra nova foi falada por Jesus, ou seja, Jesus não lhes revelou nenhum mistério “novo” pois tudo já estava consumado. Irmão Branham não poderá acrescentar nada ao que já foi feito em seu ministério, claro, isso se fosse plausível uma ressurreição isolada do profeta.
Veja que a Igreja Gentílica começa com Paulo em Atos 13:1 a partir do chamado do Espírito Santo. O período das 7 Eras não é um tempo para os Judeus, Apocalipse 11 não é para os Gentios. A tarefa de pregar o Evangelho é exclusividade dos homens, mensagem A Palavra Falada é a Semente Original 2ª Parte. Aos que não crêem que o Sétimo Selo foi aberto restam três alternativas: O irmão Branham terá que pregá-lo, Crer que apenas Seis Selos foram revelados, terão que crer que o irmão Branham vai ressuscitar primeiro para pregá-lo então, pois ele foi a quarta manifestação do poder e virtude de Elias. Fica a pergunta: Quem terá a Voz para chamar o profeta da tumba? Se for a Noiva, ela não precisará mais do Sétimo Selo. Na mensagem A Obra Prima o irmão Branham pergunta sobre a viagem para Tucson, como falamos em artigo anterior, na Mensagem A União Invisível… O irmão Branham volta a falar em Tucson:
E vocês ministros aqui em Tucson, esta noite, eu não lhes faço responsáveis por isso. Deus é quem lhes faz responsáveis. Eu estive ali por três anos. Eu lhes disse que não começaria uma igreja. Não o fiz, o irmão Pearry Green a começou. Aí estive três anos e nenhuma vez vocês me convidaram a seu púlpito. Eu estive em Tucson por quase três anos. Num destes dias Deus me tirará do deserto. Esta mensagem deve viver. Eu tenho tratado o melhor que posso para entrar até vocês. Eu sei a razão pela qual vocês o fizeram. Vocês sabem a razão pela qual vocês o fizeram? Sua denominação lhes haveria lançado fora. E vocês sabem que tenho falado com muitos de vocês aí no restaurante Furr, e sabem que é a Verdade. Deveriam se envergonhar. Saiam fora disto. Saia daí, irmão. Se há alguma vida em ti serás como aquela pequena águia. Eu simplesmente falo de – você ouvirá a Palavra de Deus. Recordem, num destes dias vocês hão de ouvir isto pela última vez. Estamos bem próximos agora. Não virão vocês esta noite?
União Invisível da Noiva… Parágrafos 180-183
O irmão Branham falou na mensagem A Obra Prima parágrafo 167 que ele, o irmão Branham, foi para Tucson para abrir a Igreja. O irmão Green e a grande maioria pensaram e pensam que se tratava de um templo de concreto ou algo, não, a abertura dos Sete Selos é que abriu a Igreja fora de Laodicéia. Se o irmão Branham não abriu a Igreja, ou apenas seis Selos foram revelados, a igreja está incompleta, aí sim, a profecia foi cumprida de forma incompleta, aos pedaços, fragmentada. Citarei a mensagem A União Invisível… Alguns parágrafos, os senhores é que irão avaliar:
Deus tinha que abrir esses Sete Selos. Não numa denominação. Eu sempre tenho estado contra isso. Mas fora da denominação, Ele pode tomar uma Noiva – não uma Noiva denominacional. Ele não podia fazer isto. Está contra Sua própria Palavra. Ele abriu esses Sete Mistérios ali e manifesta e expõe essas coisas que haviam estado ocultas desde a fundação do mundo – que puderam revelar-se nos dias finais – aos filhos de Deus. Eles puseram isso em manifesto agora diante das pessoas para que elas vissem. Aí está você agora – para esta Noiva não denominacional.
§ 246
Pentecostes se secou e morreu. Como Lutero e Wesley e o resto deles, não é mais que um grupo de igrejas congregadas. Boas pessoas ainda estão aí, isso tem que ser… saiam. Que fez Ele? Ele abriu os Sete Selos da última mensagem, notaram vocês isso? Os Sete Selos, que todos os mistérios das Sete Eras da Igreja foram selados com Sete Selos. Os reformadores não tiveram tempo para fazer isso nos dias deles. Eles não tiveram o suficiente. Porém esta bendita revelação dos Sete Selos está aberta para nós nestes dias finais de uma profecia que saiu para Arizona. Como eu pedi a Deus outro dia: “Que estás fazendo comigo aqui no deserto?” Saibam que Moisés escreveu o Antigo Testamento? Ele com certeza o escreveu. Os primeiros quatro livros dão as leis e tudo; Gênesis, Êxodo, Levítico e Deuteronômio. Ele escreveu o Antigo Testamento. Para fazer isso teve que abandonar a todos seus associados e seres queridos e se ir ao deserto. Paulo escreveu o Novo Testamento. Isso é certo. Ele escreveu Romanos e todo o resto deles, ali: Hebreus e Timóteo, assim sucessivamente. E para fazer isso ele teve que separar-se e descer para a Arábia a um deserto por três anos e receber a revelação de Deus. Oh, vocês dizem, “E Mateus, Marcos, Lucas e João?” Eles eram escribas que simplesmente escreveram o que Jesus fez. Paulo os separou e juntou a Palavra. Isso é certo. Bem, então, se isto toma aquilo e ele… eles tiveram que ir ao deserto longe de seus amados… Recordem, “Senhores, é esse o tempo?” (A Palavra Falada Vol. II Ed.) Quantos ouviram aquilo, digam “Amém”. Aquilo foi exatamente correto? Então nós temos que obter a revelação nestes últimos dias finais para a mensagem do Senhor Deus para reunir a Sua Noiva. A nenhuma outra era tem sido prometido. É prometido a esta era. Malaquias 4; Lucas 17:30; São João 14:12; Joel 2:38. Essas promessas foram exatamente iguais a como João Batista se identificou na Escritura. Jesus se identificou a Si Mesmo. Que dizia eles? “Fora com tal pessoa. João é um homem selvagem”. A igreja não pôde receber-lhe. Esse é o modelo. Nem tão pouco a igreja o receberia hoje. Mas ao eleito, Deus está chamando. Aos escolhidos, eles o sabem. Chamando a Noiva virtuosa, a Palavra, a Igreja do dia final, a senhora Escolhida de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Palavra. Se Jesus é a Palavra… Quantos crêem nisso? Muito bem então, a Noiva é sempre parte do Noivo, assim sendo a Noiva não será uma denominação, terá que ser a Palavra manifesta, para ser a Noiva de Cristo. Ele prometeu fazer isto. Ele disse como Ele o faria.
§ 149-155
Agora note. E assim cada um de nós sabe que a fileira completa de denominacionais, Pentecostais e todos, estão mortos – isso é para os cristãos nascidos de novo da mensagem. Seu primeiro esposo está morto. Você sabe que ele está morto. Deus o deixou morrer. Está terminado. Pereceram todas as maneiras científicas, intelectuais, educacionais, científicas e suas assim chamadas escolas Bíblicas e coisas. Que tem feito? Separou. Unitários aqui; trinitários aqui; e dualistas ali; e por ali; tal confusão e chamam a si mesmos “Pentecostais”.
§ 229
Agora estamos concluindo dizendo isto: Terminam a grande comissão – como o podem fazer eles? Sabemos que eles estão mortos. Deus lhes deixa morrer em sua era científica tudo assim… Então Ele pode fazer com que se abra o mistério Selado com Sete Selos à Noiva não denominacional. Como pode uma denominação aceitar esses Sete Selos quando é absolutamente contrário – a semente da serpente e todas essas outras coisas – os Sete mistérios completos são contrários ao que a eles tem sido ensinado, porque eles tomaram o antigo ensinamento da escola Bíblica. E os Sete Selos que Deus, quando foram abertos na montanha… Deus deixe-me morrer agora mesmo neste púlpito se isso não for verdade. Eu predisse isso a vocês um ano e seis meses antes que acontecesse, quando Ele me disse que fosse a Arizona e o que sucederia ali no deserto; e aí há homens assentados, aqui mesmo nesta noite, que estiveram de pé ali mesmo, presentes quando os sete Anjos desceram e mesmo as revistas – a Revista Life publicou isso. Foi ali mesmo no observatório e tudo; e agora eles nem se quer sabem de que se trata tudo. E tudo o que tem sido dito mesmo o da destruição da Califórnia, que agora vem e todas estas outras coisas e como eu lhes disse quantos dias seriam. Como seria, onde este grande terremoto sucederia no Alaska e esse seria o começo do sinal do tempo e o que aconteceria. E palavra por palavra do que disse. Nunca tem falhado uma vez. Vocês nunca viram isto falhar. E não pode falhar, porquanto é a Palavra de Deus; e os céus e a terra passarão, mas não pode falhar.
§ 245
Irmão Branham antes de outra celebração de casamento em 1965
Obs. Como se trata de um assunto polêmico e não é meu intuito polemicar, antes contribuir para uma melhor compreensão, meu próximo artigo trará algumas escrituras da Bíblia que impedem um homem que já morreu pregar algo novo após a sua ressurreição, como se houvesse “esquecido” de pregar em vida. Não estou dizendo que quem ressuscite não possa pregar, algo “novo” como complemento ministerial é impossível.
Pr. Sérgio Ricardo