EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA
O Funeral de Garnett Peake
William Marrion Branham
Campbellsville Kentucky USA,18 de Novembro de 1963.
1- … Não quero, porém irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem,para que não vos entristeçais, como os demais que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor; que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
2- Eu estava lendo em 1ª Tessalonicenses no capítulo 4. Agora vamos ler o capítulo14 do livro de Jó: “O homem, nascido da mulher, é de bem poucos dias e cheio de inquietação. Sai como a flor, e se seca; foge também como a sombra, e não permanece. E sobre este tal abres os teus olhos, e a mim me fazes entrar em juízo contigo. Quem do imundo tirará o puro? Ninguém. Visto que os seus dias estão determinados, contigo estáo número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles. Desvia-te dele, para que tenha repouso, até que, como o jornaleiro, tenha contentamento no seu dia. Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheirodas águas brotará, e dará ramos como a planta. Mas, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está? Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota, e fica seco, assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará nem se erguerá de seu sono. Oxalá me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a tua ira se desviasse, e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim! Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança. Chamar-me-ias, e eu te responderia: afeiçoaste à obra de tuas mãos. Mas agora contas os meus passos; não estás tu vigilante sobre o meu pecado? A minha transgressão está selada num saco, e amontoas as minhas iniqüidades. E, na verdade, caindo a montanha, desfaz-se, e a rocha se remove do seu lugar. As águas gastam as pedras; as cheias afogam o pó da terra; e tu fazes perecer a esperança do homem. Tu para sempre prevaleces contra ele, e ele passa; tu, mudando o seu rosto, o despedes. Os seus filhos estão em honra, sem que ele o saiba; ou ficam minguados, sem que ele o perceba. Mas a sua carne nele tem dores, e a sua alma nele lamenta”.
3- Concluindo o capítulo 14 do livro de Jó.
4– Esta tarde nós temos aqui, algo que não é bem vindo em lugar algum em tempo algum. Não importa quão preparado estejamos para isto, é sempre uma visita indesejável,e é certo que ela vem a cada lar, e isto é cruel. Tenho certeza que se eu tivesse sido a morte, creio que eu não teria desejado vir a um lar como este, a este jovem cristão, que está deitado diante de nós, como nós o conhecemos, nosso irmão Garnett.
5- E nós estamos aqui hoje, reunidos para prestar as últimas homenagens a este jovem, distinto cristão. São as últimas coisas que nós podemos fazer para ele sobre a terra, embora ele não possanos ouvir. Mas estamos pensando naqueles que ainda têm isto adiante deles. Isto deve ser encarado algum dia. Nós temos que enfrentar isto. Jovem ou velho, mais cedo ou mais tarde, isto virá a cada um de nós.
6- Não importa o que eu dissesse sobre Garnett, como eu o conhecia, isto não mudaria nossa opinião. Sua vida e seu testemunho falam mais alto entre nós do que qualquer coisa que eu pudesse dizer. Eu sou…
7- Meu conhecimento pessoal com ele foi através de sua mãe. Uma noite, quando o culto terminou na minha igreja, ela veio a mim, e ela tinha um filho que estava morrendo com poliomielite. Eu penso que eles tinham desistido de dar esperanças de que ele vivesse por mais tempo. Bem, temos tido muitas destas chamadas…Elas são simplesmente uma rotina normal. Porém, quando eu fui ver a este jovem companheiro, ele estava com um pulmão artificial. Houve um sentimento por ele. Quando eu o vi pela primeira vez, eu o amei. Eu o amo até hoje, enquanto eu olho para ele agora, e sempre amarei. Ele era um jovem, amável companheiro. E ele me pareceu como que tivesse algo na vida que-que significava mais do que ser apenas um jovem comum, do que ter a vida de um adolescente comum. Ele tinha um-um entendimento mais claro das coisas. Eu orei para que ele não morresse.
8- Finalmente, eles o tiraram do pulmão artificial, ele foi trazido para casa, e o colocaram em algum tipo de cama de balanço, onde eles o mantinham respirando.
9- E eu vim ver Garnett. E que cristão amável aquela vida tinha desenvolvido em seu interior, um jovem que qualquer pai sentiria orgulho dele. Afinal de contas, esta é nossa – é nossa jornada aqui na terra, e é para isto que estamos aqui, é para nos prepararmos para – para partir. E certamente, sem nenhuma sombra de dúvida, Garnett tinha feito esta preparação, jovem homem distinto, cheio do Espírito e vida de Cristo que refletia através dele. E…
10- Eu moro em Tucson, Arizona. Há algum tempo atrás, o jovem rapaz ficou enfermo,e ele estava muito doente. E a expressão de sua fé para me telefonar de longa distância e… Quando finalmente eu entrei em minha casa e orei ao telefone pelo pequeno rapaz,então a graça de Deus veio a ele, e ele – ele se recuperou disto. Vez após vez, quando ele tinha algo errado, ele – ele me telefonava. Juntos nós orávamos através do telefone. E eu creio que nosso Pai celestial não o rejeitou em tempo algum, mas ele se recuperava do que ele tinha.
11- No outono passado, eu estava aqui visitando alguns amigos. Um dia… A última vez que eu vi Garnett nesta vida, foi quando entramos inesperadamente em seu pequeno e amável lar. Ele estava ali com seu pessoal. E o que nós encontramos somente… Isto seria um – um verdadeiro exemplo para – para qualquer ministro cristão ver. Ele estava sentado, recostado, fora da cama de balanço, tinha seus braços envolvidos em uma pequena tipóia. Sempre éramos tão bem vindos e quando entramos na casa, ali estava Garnett. E diante dele estava a Bíblia. E a pequena senhora que estava cuidando dele estava sentada com seus braços ao redor dele, e eles estavam estudando a Bíblia. E eu olhei para ele, e meu coração simplesmente se comoveu.
12- E eu lhe fiz uma pergunta. Eu disse: “Garnett, talvez… E se isto nunca tivesse acontecido contigo?” E eu disse: “Você… Digamos, que eu fosse chamado aqui esta noite, e que houvesse um jovem rapaz chamado Garnett Peake, e que ele tivesse morrido aqui na auto estrada com seu carro, e o rapaz estivesse bêbado, e sua alma tivesse ido encontrar-se com Deus ou você simplesmente preferiria manter-se no estado em que se encontra?”
13- Ele disse isto:“Simplesmente, deixe isto estar da maneira que está.” “Contanto que eu conheça Jesus,da maneira que eu conheço agora”, ele disse: “Isto é mais do que vida, mesmo que eu tenha que estar aqui nesta condição por toda minha vida”.
14- Ele disse: “Quero te mostrar irmão Branham, estou muito melhor”. Ele podia mover seus braços e assim por diante,com grande expectativa, pois ele estava esperando a hora, quando ele estaria bem e então ele poderia caminhar. Eu sou um homem velho. Tenho visto muito em meus dias. Não creio já ter encontrado um rapaz mais espirituoso e distinto do que Garnett. Sublimes esperanças para ele!
15- Há poucas noites atrás, me disseram que ele pegou algo como um resfriado intestinal. E isto… Quando ele percebeu que estava partindo, bem, ele me telefonou. E ele não sabia a que horas eu estaria em Nova Iorque, na arena. E quando eu saí da arena, me foi dado o recado por telegrama. Eu fui rapidamente a um telefone e liguei, mas o amável irmão que estava cuidando dele disse: “Irmão Branham, Garnett foi se encontrar com Jesus às seis horas”.
16- Ele se tem ido de nós. Nós, nos damos conta disto. Mas, eu gostaria de saber se realmente há tal coisa como – como se isto sendo o fim dele. Nós estamos conscientes de que o rapaz se tem ido de nós, sua vida. Mas vamos pensar no que segue. Há alguma coisa que poderíamos dizer? Poderíamos nós alguma vez vê-lo novamente? Esta é a última vez que vamos ver Garnett? É sobre isto que eu quero falar a vocês pelos próximos poucos minutos. Você pode ter certeza de que nós vamos vê-lo novamente? Jó fez esta pergunta, no mais antigo livro da Bíblia. Ele disse: “Morrendo o homem, porventura tornará a viver?” Há alguma prova então de que isto é assim? Poderíamos ter alguma prova física de que esta ressurreição é assim? Sim, eu creria que sim.
17- Se notarmos que estamos servindo o Criador, nós percebemos que não poderíamos estar aqui a menos que houvesse algo que nos criasse. Nós não podemos apenas ser nosso… Como nós somos sem… Apenas vir a ser, como meu relógio não poderia ser nada mais que… Simplesmente com todas as jóias e o ajuste.Há alguma coisa que fez este relógio, um criador atrás disto. E apenas pensar que é um ser humano que faz o relógio. Quão impossível seria que o relógio simplesmente aparecesse. E muito mais impossível é que nós simplesmente aparecêssemos.
18- Sendo um missionário e viajando ao redor do mundo, tenho estado familiarizado agora com… (Já viajei sete vezes ao redor do mundo). E pensar que eu tenho visto diferentes religiões do mundo, e cada uma delas com suas filosofias e o que elas pensam. E muitas delas crêem na reencarnação e assim por diante. Mas a religião cristã é a única religião que tem a verdade, porque toda criação fala do Cristianismo.
19- Jó disse: “Se uma árvore morrer, há esperanças de que ela – ela viverá novamente. E se uma flor morrer, há esperanças de que ela viverá novamente”. Porém ele disse; “Mas, morto o homem é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está?” Jó foi um homem de uma grande reputação.Ele foi um – um grande filósofo de seus dias, um crente, e ele tinha muita sabedoria. E Satanás tinha desejado cirandá-lo e tentá-lo.
20- E todos cristãos e crentes são tentados. Cada filho que vem a Deus deve ser tentado, corrigido.
21- Então Jó sabendo que o Criador fez tudo de Sua criação, ele notou que na criação havia uma ressurreição da vida botânica e assim por diante. Porém ele disse: “Mas, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está” ? O que aconteceu à ele?
22- E então, ele viu através de uma visão a vinda do justo Criador. Ele – ele sabia que ele era um pecador, e ali… Não havia nada que pudesse falar para ele o motivo pelo qual o homem tinha que se deitar e não mais se levantar.
23- Ele sabia que a flor não tinha feito nada. Isto foi trazido aqui por um propósito, e isto serviu o propósito de Deus. Portando, quando a flor morresse, poderia se levantar novamente.
24- Porém um homem tinha pecado. E não havia maneira para ele se levantar alguma vez na Presença de seu Feitor. E então nesta condição lhe foi permitido por Deus, que ele visse a vinda do Justo Criador, um Homem, o Qual poderia colocar Suas mãos sobre um homem pecaminoso, um Deus santo, e fazer uma ponte como caminho: o Filho de Deus. Então quando o Espírito estava sobre o profeta, ele gritou: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra”. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei à Deus… Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros “.
25- Todo o Cristianismo está baseado sobre a ressurreição. Esta é nossa esperança.Agora, vamos descobrir porquê. O Criador tem estabelecido isto assim, em ordem, porque mesmo que nós não tivéssemos uma Bíblia, ainda saberíamos que o Cristianismo estava certo.
26- Agora, ressurreição não é substituição. Ressurreição é trazendo para cima a mesma coisa que foi para baixo. Se eu deixasse a Bíblia cair, e a deixasse permanecer no chão,e pegasse alguma – uma outra Bíblia e a substituí-se, isto é substituição. Porém, ressurreição é trazer a mesma Bíblia que caiu. E é o que a ressurreição significa: Ser-ser levantado.
27- E Deus, o grande Criador, o Qual expressou-se a Si mesmo através de toda Sua criação…E nós somos uma parte de Sua criação, assim como as flores são, como as árvores, e todo outro gênero. Nós somos parte de Sua criação.
28- Agora, Deus é um Deus de variedades. Ele não faz tudo igual. Ele não fez com que tudo fosse somente montanhas.Ele fez desertos, planícies, campos verdejantes, e Ele fez flores amarelas, brancas, azuis, rosas, e diferentes cores. Ele fez homens altos, homens baixos, cabelos pretos, cabelos castanhos, e ruivos. Ele é o Deus de variedades, porque todas as coisas são para servir Seu propósito. Ele fez todas as coisas para servir Seu propósito. E tudo que ele faz serve Seu propósito corretamente e há uma ressurreição para isto.
29- Agora, isto pode ser difícil de pensar ou compreender imediatamente, porém vamos refletir sobre isto, sendo que estamos aqui diante disto nesta tarde.
30- Agora, aqui estão as flores. Elas estão expressando a razão pela qual elas vieram a terra, estão aqui esta tarde para ajudar a alegrar o-o ambiente triste, esta sala, onde este amado e jovem irmão jaz adormecido. E notamos que estas flores…
31- Como vocês aqui, mulheres de Kentucky… Eu mesmo sou daqui, e – e eu noto que vocês plantam suas flores aos arredores de suas casas, e – e chega a estação do verão, quando elas florescem tão bonitas e alegram seu lar. E então, talvez na estação que é chamada de outono, uma repentina geada cai sobre elas, isto é morte. Agora, se elas estão… Se já suas pétalas já estão caindo, ou se elas são flores que estão brotando, quando a geada cai, as toma, todas elas, isto é morte. Isto não respeita pessoa, habilidade, idade, simplesmente ataca. E onde ela chega, ela toma. Então nós notamos que ao caírem as pétalas da pequena flor, caem dela também uma pequena semente preta.
32- E agora, isto pode parecer infantil, mas esta é maneira que você descobre a Deus, são nas simples coisas, não nas coisas complicadas. Deus tem feito isto simples, se nós tão somente pudermos ver isto.
33- Agora, Deus tem um cortejo fúnebre para aquela flor, parece estranho, porém a pequena semente está deitada no chão, então a chuva outonal chega como lágrimas caindo dos céus, e com as pancadas dos pingos da chuva esta pequena semente é enterrada.
34- Então, logo adiante vem o frio inverno. Agora, as pétalas se foram os talos se foram, o bulbo no solo, as raízes secaram, é a velhice. E no inverno quando a geada vem,congela a semente, e a semente se quebra e se abre, a polpa sai. Agora, estamos ao longo de Fevereiro ou Março. Não há pétalas, nem talos, nem semente, nem polpa, nada.
35- Este é o fim daquela flor? De modo nenhum. Há um pequeno germe de vida em algum lugar dentro daquela semente que… Você pode pegar um punhado de terra em suas mãos, levar isto ao laboratório, e deixar que o-o-o cientista examine isto, para lá e para cá, e ele nunca encontrará aquele germe de vida. Deus escondeu isto. Mas, tão logo o-o mundo girar em torno do sistema solar, até dar a volta e chegar onde o sol comece a iluminar a terra novamente, você não poderia esconder aquela vida.
36- E se você assentasse um concreto, para fazer uma calçada em seu quintal, e fizesse isto por cima da grama, próximo à estação do verão, a mais… Perto do verão quando a grama cresce mais rápido? A grama sairia bem ao redor dos lados da calçada. Por que? É aquela vida que estava debaixo daquele – daquele concreto. E quando vem o tempo da primavera, embora uma pedra esteja sobre isto, não a esconderá, aquela vida achará seu caminho, e fará com que aquela grama cresça até a borda da calçada. Você não pode esconder a vida. Isto tem que vir para cima, porque Deus tem colocado o sol, S-O-L, sobre a vida botânica, e isto controla a vida botânica.
37- Então Ele colocou Seu F-I-L-H-O sobre a Vida Eterna. [as palavras sun e son em inglês são foneticamente semelhantes NT .] Assim, se há uma ressurreição para a flor, porque isto serviu o propósito de Deus, quanto mais Ele tem preparado um caminho para um homem? Sim. Há um caminho para um homem. Ele deve vir adiante também. Quando vem o tempo para o F-i-l-h-o de Deus, não o s-o-l. Isto traz adiante a vida botânica, porque isto controla aquilo, você não pode escondê-la. Isto deve subir para cima.E há um F-I-L-H-O de Deus que está controlando a vida humana, a Vida Eterna. E se nós estamos servindo o propósito de Deus como filhos e filhas de Deus, então quando o tempo tem dado forma para o F-I-L-H-O de Deus vir, você não pode esconder esta vida. Toda a natureza declara isto.
38- Estamos na estação do outono agora aqui em Kentucky, onde as árvores formosas têm brotado suas folhas. E então, antes mesmo que tivéssemos alguma – alguma geada ou alguma coisa… Você notou ao redor do seu jardim, como as folhas começam a cair no dia1º de Agosto? Por que? O que fez com que aquelas folhas caíssem? E porque aquela-a-avida saiu da-da folha. E para onde isto foi? Desceu até a raiz da árvore. Que inteligência fez com que a vida deixasse a folha e descesse até o solo? Porque se isto permanecesse aqui mataria a árvore. A vida desceu à raiz da árvore para se esconder até que o inverno tenha passado. Na próxima primavera isto traz a vida de volta novamente e nasce uma outra folha.
39- Agora, tem que haver alguma Inteligência fazendo isto. A árvore não tem inteligência, é meramente uma vida botânica. Mas antes que alguma geada venha, alguma grande Inteligência diz para aquela árvore, para a vida que está ali: “Vá, desça até a raiz da árvore e esconda-se ali”. E então, quando o sol começa mover-se de volta… Como aquela folha sabe que o sol está se indo e o inverno está chegando? É uma Inteligência que fala para ela, é Deus.
40- Que símbolo! O que vemos ali? Existem coisas que vemos na flor: a vida, morte,sepultamento e ressurreição. E Deus faz com que as flores caiam, e as folhas se tornem marrons e fazem um bouquet sobre o seio da terra tão logo aquelas flores morrem. A flor vermelha, verde, colorida, iguais as que temos aqui esta tarde.
41- Deus não é complicado. Algumas vezes as pessoas querem FAZÊ-LO complicado. Porém Ele – Ele – Deus é revelado em simplicidade. Nós passamos a Ele por alto, tentando encontrá-Lo. Ele é tão simples. Ele faz a Si mesmo desta maneira. Isto é o que faz a Ele tão grande.
42- Agora, notem isto, esta vida que estava na árvore, serviu seu propósito, desceu à sepultura e permaneceu ali até o tempo da primavera. Agora, alguma Inteligência tem que trazê-la de volta para cima novamente, fazê-la voltar com as maçãs e o que quer que seja que a árvore produza, suas folhas e assim por diante. Isto vem de volta para cima novamente.
43- Agora, Jó diz aqui: “Oxalá me pusesses um limite e me escondesses na sepultura, até que a Tua ira se desviasse”. Vê o que a Escritura diz? Nós estamos escondidos na sepultura até que a ira tenha passado e então voltamos para cima novamente.
44- “Eu sei que o meu Redentor vive, e que nos últimos dias Ele se levantará sobre a terra, e depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus”. Ele viu que a ressurreição seria trazida sobre o homem algum dia, e que traria fim a questão do pecado, quando este justo Redentor, o Filho de Deus, viria a morrer pelos pecadores. Não havia homem na terra naquele tempo, ou nenhum homem que alguma vez pudesse ser a ponte, o caminho entre um Deus Santo e um homem pecador. Mas aqui Jó,quatro mil anos antes de Sua vinda, viu Sua morte, sepultamento, Sua ressurreição e Sua justificação que vem pela ressurreição, e a absoluta garantia da ressurreição do crente.Que conforto é saber que estas coisas são verdadeiras! Não é uma estória de ficção.
45- Ouçam atentamente aqui. Olhe o sol. O sol se levanta de manhã. É um bebê que nasceu. Deus enviou o sol ali em cima. Isto é para servir o propósito de Deus. E às nove horas da manhã ele vai à escola. É um adolescente e então ao meio dia está em sua plena maturidade. Depois do meio dia, cinqüenta anos se tem passado tem alcançado a metade do caminho, e então começa a declinar-se, se torna mais fraco e mais velho. Estava se tornando mais forte até este tempo. Então começa a ficar mais fraco.
46- Assim como nós ficamos. Nós começamos fortes, e… Enquanto chegamos à nossa completa maturidade,nos tornamos mais fortes. Então em uma certa idade, nós estamos em nosso auge. Então nós começamos a enfraquecer, o tempo todo estamos declinando.
47- Finalmente após um tempo, o sol se põe no oeste, uma bonita luz se vê no horizonte, ele serviu o propósito de Deus. Ele morre. A terra esfria – o ar se torna fresco à noite. Agora, este é o fim do sol?Esta é a última vez que você o verá? Não. Na próxima manhã ele se levanta novamente na ressurreição. Todos os dias, Deus está testificando para nós que há uma vida, morte,sepultamento e ressurreição.
48- Tudo o que você olha declara a mesma coisa: vida, morte, sepultamento e ressurreição. Isto é, se isto serve o Seu propósito.
49- Agora, haveria um tempo que esta flor poderia ser uma flor, e nunca viveria novamente. Aqui está o ponto que eu desejo… E se Garnett pudesse falar-me nesta tarde, aqui está o que ele gostaria que eu dissesse, porque ele está na presença de Deus, se aquela semente…
50- Muitos de vocês, homens, que estão aqui esta tarde são fazendeiros, ou moram nos arredores onde podem ver as-as fazendas e a natureza. Se a semente é plantada, não importa quão boa aquela semente pareça, se aquela semente não é fértil, não viverá. Irá ao solo e apodrecerá e este é o fim dela. Não há maneira… Não há nada ali para voltar à vida. Aquela semente tem que estar no pólen como companheiro, ou não se levantará novamente.
51- E ali é o que faz nossa garantia de ressurreição novamente. Como Jesus nos disse: “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”. Nós somos colocados aqui para fazer uma escolha.
52- E agora, aquela bonita flor, não importa quão formosa seja e quão boa e arredondada a semente seja… Como um milho híbrido. Nós poderíamos plantar milho híbrido. Isto não fará nada. É uma boa semente, porém sem vida, sua vida é pervertida.
53- E qualquer vida de Deus pervertida não pode viver novamente. Nós devemos nascer de novo.
54- Mas tão certo quanto aquela semente está fecundada, está… Então ela se levanta novamente. Não há maneira para que não se levante novamente. Tem que se levantar, porque está fecundada,e sua vida botânica está nela.
55- Agora, um crente tem a Vida de Cristo dentro dele, o Qual primeiro se levantou para nossa justificação para provar que há uma ressurreição da vida humana, de corpos humanos, e que vivemos novamente porque temos sidos fecundados, em outras palavras, nascemos novamente do Espírito Santo.
56- E tudo que poderíamos ver na natureza…Eu gostaria de falar de muitas coisas, as quais tenho escrito aqui em um pedaço de papel que deve ser suficiente para deixá-los saber que vocês não podem observar sem ver a evidência da morte, sepultamento e ressurreição. Onde quer que você vá, para onde quer que você olhe é impossível passar por alto: a morte, sepultamento e ressurreição.
57- E então encontramos novamente que a ressurreição somente vem quando isto serve o propósito de Deus.Se isto não serve o propósito de Deus, não importa quão bonita seja, quão – quão formoso isto pareça e quão melhor seja a aparência em relação a alguma outra semente que é fértil nunca se levantará. Esta vive e aquela se acaba. Porém se está fecundada deve se levantar novamente.
58- Assim é isto meus amigos, estamos aqui esta tarde, vendo o que a morte tem feito ao nosso irmão. Isto tem que ser fecundado. Nós podemos pertencer à igreja. Nós podemos ser excelentes pessoas. Nós podemos ter um – um bom caráter para com a vizinhança, um excelente pai, mãe, filho, filha. Porém a menos que sejamos fecundados com o Espírito de Deus, nunca nos levantaremos na ressurreição.Está acabado.
59- Isto nos fala destas coisas. A natureza declara dia após dia. O sol se levanta e se põe, a lua e as estrelas declaram a mesma coisa. Tudo na natureza gira em torno de uma só coisa: morte, sepultamento e ressurreição, morte, sepultamento e ressurreição. A cada dia de nossas vidas, alguma coisa está testificando para nós: morte, sepultamento e ressurreição.
60- Nós passamos isto por alto muitas vezes. Não vamos fazer isto. Esta não é a razão pela qual isto foi estabelecido aqui, e o mundo colocado em ordem assim. Nós sabemos que isto é para a Vida Eterna. E refletindo sobre as sementes, se elas não forem fecundadas e servirem ao propósito de Deus, não podem se levantar. Embora sejamos boas pessoas, todavia não nos levantaremos, embora sejamos membros da igreja, embora sejamos amáveis vizinhos, excelentes pessoas, educados e inteligentes. A ciência nos diz o que tem sido. A ciência não pode dar vida.
61- Vida pertence somente à Deus, e Ele é o Único que manuseia a vida. Sendo assim, devemos vir a este lugar para sermos fecundados pela Palavra de Deus, ou nunca nos levantaremos novamente. Nossa-nossa-nossa vida está totalmente terminada quando – quando nós terminamos esta vida aqui. Aquilo faz isto juntamente, se nós-se nós não estivermos fecundados pela- pela Palavra de Deus, pela Vida de Deus.
62- Agora, esta pequena madeira fria posta aqui… Nenhum de nós pode dizer outra coisa senão que ele é parte desta grande economia da criação de Deus. Ele é parte da criação de Deus. Ele é um homem, um ser humano que Deus criou. Ele está repousando,dormindo agora, e a coisa disto é: se ele serviu o propósito de Deus em sua vida, então tem que haver uma ressurreição para Garnett. Não há maneira de evitar isto. Este não é o fim de Garnett.
63- Porque, todos nós tomamos este caminho através da vida. Nós entramos no lugar sombrio e entramos pelo mesmo caminho. E cada um de nós, uns de uma maneira, outros de outra, assim atravessamos a sombra – o vale da sombra da morte. Porém,a razão pela qual somos colocados aqui há…
64- Como o mundo. Jesus disse: “Não podeis servir a Deus e a mamon”. Mamon é o mundo. Não se pode servir a Deus e o mundo ao mesmo tempo.
65- Nós temos nossa escolha. Nós podemos ser fecundados por Deus, pelo seu Santo Espírito e termos Vida Eterna. Se nós não temos, quando morremos, aí está isto, estamos prontos para o julgamento, porque nós não fizemos isto e então é a punição que segue, por causa da rejeição disto.
66- Mas eu estou tão feliz, porque até onde eu sei, no alcance do meu entendimento pela Palavra de Deus e pelo testemunho do Espírito Santo, este rapaz se encontrava nesta condição. Ele era nascido do Espírito de Deus, um homem transformado. O Espírito de Deus estava sobre o pequeno companheiro. Ele foi um cristão fiel. Ele serviu o propósito de Deus. Talvez isto tenha sido por um curto período de tempo.
67- Porém algumas vezes Deus treina homens por anos, para conseguir deles poucos dias de serviço. João o Batista tinha trinta anos quando por ele mesmo esteve no deserto para seis meses de serviço. Jesus Cristo tinha trinta anos e seu tempo de serviço foram três anos, daí então para crucificação.Deus treina homens, os educa. Isto é Seu propósito. Tempo é com o homem, eternidade é com Deus.
68- Eu creio que Deus trouxe este pequeno rapaz aqui na terra para um propósito.
69- E se você notar, bem no tempo de sua – sua enfermidade e coisas, isto aconteceu a ele por um propósito, Deus poderia fazer com que ele estivesse sadio e bem. Mas o que Ele fez?Ao invés de tirar sua vida, Ele permitiu que ele se levantasse de onde ia morrer.
70- E nem a Poliomelite o matou. Ele não morreu de poliomielite. Nenhuma outra enfermidade o matou,nenhuma das enfermidades das quais ele, eu e o resto dos cristãos aqui aos arredores de Campbellsville oramos por ele, o matou. Isto nunca… Nunca fez isto. Vê?
71- Era a hora para que Garnett se fosse. Ele deve… Ele tinha servido seu propósito. Ele tinha vindo a Cristo,tinha sido fecundado. O que seria se ele tivesse ido antes da hora? A Poliomielite o levou a Deus. Ele era para ser um leiloeiro de tabaco, o que ele tinha em sua mente. Em verdade aquele não era seu propósito. Nós sabemos disto. Seu propósito era ser um cristão.
72- Agora, um leiloeiro de tabaco… Alguém diria: Talvez setenta e cinco anos a partir de hoje, o mundo pararia àquela distância e diria: “Garnett, ele foi um grande leiloeiro”.Talvez isto seria tudo o que um ministro pudesse dizer em seu funeral. Ele foi um grande leiloeiro.
73- Porém o que nós podemos dizer hoje? Ele é um cristão. Enquanto um leiloeiros em o germe de vida, apenas estaria na memória desta geração, ele se teria ido para estar entre alguns homens. Agora, ele está entre os imortais. Ele tem que vir na ressurreição.Não há maneira de detê-lo disto. Ele tem que vir, porque ele cumpriu seu propósito. Ele foi fecundado com a Vida Eterna do Espírito Santo de Deus, que estava dentro do rapaz a tal ponto que ele disse: “Se eu soubesse…”
74- A última vez que eu falei com ele, ele disse: “Se eu soubesse que eu tinha… que eu pudesse estar bem – forte como estes outros rapazes,correndo nas estradas, para cima e para baixo com meu carro envenenado, correndo para cima e para baixo nas estradas e bebendo, eu não saberia o que eu sei agora”, ele disse: “Eu não trocaria isto por dez mil vidas assim”. Um jovem rapaz de dezoito anos, um excelente jovem, homem de bonita aparência,que provavelmente teria sido um alvo normal para o diabo.
75- Mas Deus tinha que atirá-lo neste estágio e tirá-lo dele para cumprir o propósito. Olhe, sua paciência, seus testemunhos entre os vizinhos. Olhe o que ele era, o que – como sua pequena vida tem falado a muitos de vocês que no dia do julgamento, sem isto sua vida testificará bem de volta contra você. Ele oi um exemplo do que Deus queria com ele. Ele cumpriu o propósito de Deus.
76- Agora, se ele cumpriu o propósito de Deus e tem sido fecundado, como toda a natureza tem que estar fecundada com a promessa de que ele se levantará novamente. Como alguma vez poderíamos duvidar da ressurreição, de ver Garnett novamente? Porque seria total mente insano dizer que ele não pode vir. Se Garnett não vir nunca houve um sol que se levantou e se pôs e surgiu novamente.Se Garnett não vir, a flor nunca morre e vive novamente. Isto encontrou o propósito de Deus. Isto serviu o propósito de Deus. Isto foi fecundado com vida, e isto se levantará novamente. Bem, seria uma coisa horrível, uma coisa absurda dizer que não há ressurreição,quando olhamos bem nisto e vemos o-o propósito da ressurreição, e o que devemos ser para termos uma ressurreição.
77- Garnett viverá novamente. Ele está vivo agora. Ele está em um outro mundo. Ele se levantará novamente tão certo quanto as flores se levantam novamente. Ele se levantará tão certo-certo como a lua, sol, e as estrelas se levantam novamente. Ele se levantará. Porém veja, eles somente se levantam para uma outra vida mortal, para dar testemunho a uma outra era. Quando ele se levantar, será o final da era. Não haverá mais testemunho. Ele tem Vida Eterna. Tem vida perpétua. Isto deve ser fecundado com vida perpétua para fazê-lo se levantar novamente para – para a vida perpétua. Ele está fecundado com Vida Eterna, e quando ele se levantar novamente, não haverá mais morte. Ele vive para sempre.
78- Tenho pregado em milhares de funerais em meus dias ao redor do mundo. Eu gostaria de poder dizer em muitos funerais o que eu tenho pregado, eu gostaria… Eu gostaria que eu pudesse dizer as palavras que eu pude dizer sobre Garnett, e as esperanças que eu tenho em Garnett, e sabendo que Deus o levantará, porque ele satisfez cada requisito daquilo que eu sei que Deus requereu. E sua vida mostrou a flor do Espírito Santo dentro dele, que Deus viveu dentro dele. Este rapaz era um jovem transformado. Realmente não há dúvida. Sua vida deu testemunho disto. Ele foi transformado.
79- Agora, se nós disséssemos que não há mais ressurreição, e este é o fim de Garnett –Garnett, todos nós veremos, quando o cobrirmos ali fora esta tarde, então o que falar por ele? Se alguém dissesse: “Oh, eu não sei sobre isto. E não sei. Agora, tenho-eu nunca tenho visto isto feito”. Certamente. O fim do tempo não tem vindo ainda. Mas quando você diz que a primeira coisa que você terá que fazer…
80- A Palavra de Deus está testificando por Garnett. A Palavra de Deus diz: “Nós os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos (ou impediremos) os que dormem. Porque a trombeta de Deus soará e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro,e nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. As Escrituras dizem: “Eu sou a Ressurreição e a Vida”, disse Deus. Vê? Você teria que testificar contra a Palavra de Deus. A Palavra de Deus está testificando por este rapaz. E o que é mais suficiente do que a própria Palavra de Deus, pois Ele é Sua Palavra. A Palavra é Deus. E Deus, Ele mesmo está testificando que Garnett ressuscitará. Garnettse levantará novamente.
81- Toda a criação! Nós teríamos que dizer que o sol não se levanta.Não, Deus cometeu um erro. O sol… Não vemos o sol. Vê? Isto seria uma coisa insensata.
82- O sol declara que ele se levantará novamente. A flor declara que ele se levantará novamente. A Palavra diz que ele se levantará novamente. Toda a natureza, toda a criação,diz que ele se levantará novamente, a terra girando diz que ele se levantará novamente.Tudo o que você vê, mesmo a Palavra de Deus e seu próprio… O Espírito Santo dentro do meu coração e de outros crentes cristãos aqui, está pulsando agora com fé, a qual declara que ele se levantará novamente. E você passará por cima de sua fé. Passará por cima da Palavra de Deus. Passará por cima da criação, passará por cima de tudo (Vê?) dizendo que ele não ressuscitará.
83- Este não é o fim de Garnett. Este é o fim do propósito em vida na-na terra, porém ele se levantará novamente. Vê? A coisa toda… Ele se levantará novamente. Assim o que nós estamos… Qual é a razão de estarmos aborrecidos?
84- Claro que não gostaríamos de ver este jovem companheiro deitado ali assim,em plena flor da juventude. Porém você sabe, quando Deus… Quando você apanha uma flor do seu jardim, nem sempre você apanha as flores velhas. Algumas vezes você deseja apanhar um botão. Um botão tem que servir o seu propósito em um buquê. Talvez Deus quis um botão. E esta é a razão do porquê Ele escolheu um botão aqui, para o Seu altar na glória, com uma garantia, com tudo testificando que ele se levantará novamente. Nossa fé declara que ele se levantará novamente. A Palavra declara que ele se levantará novamente.A lua declara que ele se levantará novamente. As estrelas declaram que ele se levantará novamente. O sol, as flores, a natureza, todas as coisas declaram que ele se levantará novamente.
85- Porque todos os que conheceram Garnett souberam isto, que ele foi um cristão.Você não poderia vir a sua presença sem reconhecer que ele tinha sido um rapaz transformado. Ele tinha sido fecundado pela Vida.
86- A minha oração é que nós que estamos vivos esta tarde, possamos ver o exemplo do que-do que Deus faz e nos prepararmos. E se nós não – não temos este germe da Vida Eterna, sabendo que teremos que ir ao mesmo caminho que ele vai, permitamos estar fecundados. Permitamos receber Cristo dentro de nossos corações e nascermos de novo,porque, irmão, irmã cada um de nós enfrentará isto. Não importa quem seja você, em quanta ocupação você esteja, quão jovem ou quão velho, você tem que ir ao encontro disto. Você tem que se encontrar com isto. E não – não se atreva a tentar fazer isto sem primeiro estar fecundado por Cristo, no Qual você tem Vida Eterna.
87- Então a morte é tragada na vitória. Garnett se levantará novamente. Toda natureza… Agora, toda vizinhança conhecia este rapaz. Todos que alguma vez estiveram em contato com ele, sabem que ele era um cristão. Agora, a Palavra de Deus e toda a natureza declaram que ele se levantará novamente.
88- Sua mãe, seu pai, todos os seus familiares, quem quer que sejam, vocês pessoas aqui,que estão olhando para ele… Como um ministro do Evangelho, como seu irmão, não vejo nada na Palavra de Deus ou alguma coisa na natureza…
89- A razão pela qual eu preferi dizer isto é porque talvez alguém não iria tanto à igreja para entender isto. Eu pensei que desta maneira faria cada um entender. Apenas de uma pequena e simples maneira, para que você olhe a natureza ali fora e veja o que-o que acontece.
90- Garnett encontrou a especificação de Deus. Ele serviu o propósito de Deus. Ele não está morto. Ele está vivo para sempre,está apenas esperando por um tempo, por nós, para vir.
91- Agora, você que tinha Garnett em vida, como pai, mãe, irmão, irmãs e o que quer que você seja, parentes, vocês o conheciam.Vocês amaram a ele. Vocês não poderiam estar em contato com Garnett sem amá-lo.Vêem? Vocês estavam com ele aqui. Agora, e a respeito da vida após esta? Vamos nos preparar para que também possamos encontrá-lo na ressurreição. Vamos fazer de tal maneira que nossas vidas o encontrem na ressurreição.
92- “Se um homem morre”, diz o texto, “ele pode viver novamente?” Todos os dias determinados da minha vida eu esperarei até que minha transformação venha. Eu chamarei e eu responderei. “A trombeta de Deus soará, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro,então se nós estivermos vivos naquela hora, seremos arrebatados juntamente com eles a encontrar o Senhor nos ares, e estaremos sempre com o Senhor”.
93- Este é um campo de provas, um tempo difícil. Garnett cumpriu as especificações que Deus requereu. E hoje Garnett não está morto. Ele dorme com Alguém que ele ama mais que qualquer outra coisa no mundo, ele amou mais do que… Ele amou muito a seus pais e amou… Ele amou a todos os que estiveram em contato com ele, porém o Único que ele amou acima de tudo foi Jesus Cristo. Ele se tem ido para estar com Ele. Possa você, que compartilhou de seu amor menor, possamos todos nós nos prepararmos para encontrá-lo naquela grande ressurreição. Vamos inclinar nossas cabeças por um momento.
94- Com nossas cabeças inclinadas… Eu tenho tentado dizer muito sobre Garnett. Ele é um cristão, sua própria vida diz o que ele é. Porém o que eu tenho tentado dizer à vocês, entes queridos, é que ele se levantará novamente e provar a vocês que este não é o fim. Existe a garantia escrita pelo sangue do filho de Deus, que ele se levantará novamente.
95- Agora vamos preparar nossos corações, para que quando formos trazidos a um lugar como este, a alguma sala para funeral, que nossos entes queridos possam lembrar-se que nós também fomos preparados para ir. E possam o pai, a mãe, entes queridos deste jovem rapaz… A maior coisa…
96- Você sabe, eu sei o quanto você está sofrendo. Eu simplesmente perdi uma filha,uma pequena menina. Eu sei como seus corações estão sangrando.
97- Mas imagine se Garnett fosse um perdido, seria realmente uma hora terrível para vocês. Porém que hora gloriosa é esta para vocês que sabem que seu rapaz estava com Cristo. E que-ele tinha que ir em algum tempo. E no final do caminho, ele ainda permaneceu com sua fé e Deus o tem hoje. E vocês entes queridos, que são primos, e se relacionaram com ele, apenas pensem no que ele foi. E agora, o que seria se ele tivesse se ido de outra maneira? Nós não temos nada com o que nos preocupar sobre isto. Garnett está com Jesus. Vamos nos preparar para irmos com ele também.
98- Benigno Deus, grande e eterno Jeová o Qual se moveu sobre as águas e disse:“Haja luz”, Tu, o Qual falaste e o mundo veio à existência pela Tua Palavra, tens prometido por esta mesma Palavra que nos levantará novamente. Agora esta tarde, nós queremos oferecer-Te Pai…
99- Como eu estive associado com este jovem irmão em vida, e quanto o amor imortal entre ele e eu… Enquanto eu viver aqui, creio que sempre me lembrarei deste pequeno e distinto soldado, se balançando naquela cama com um pulmão artificial, e entre suspiros louvando à Deus, o Senhor. Ele foi um exemplo para – para mim, com sua paciência,nunca reclamou, apenas a-a- vontade de Deus foi feita. Tu tens posto ele diante de nós. E agora, Tu tens tirado ele da nossa presença.
100- Senhor Deus que esta tarde cada um de nós que estamos vivendo, possamos… E eu sinto que, talvez Garnett gostaria que eu dissesse isto. Se nós não estamos preparados, possamos estar preparados, e como eu declarei Pai, sermos fecundados para encontrarmos com ele, pelo mesmo Espírito Santo que ele recebeu, a Vida que estava em Cristo.
101- Abençoe esta querida mãe, este pai, os parentes, entes queridos e quem quer que possam ser. Permita que Sua santa Presença esteja com eles Pai. E possa esta sera hora que – que eles pensem mais do que nunca no propósito pelo qual esta pequena vida viveu desta maneira. Isto foi um testemunho, um exemplo
102– para estes jovens homens assentados aqui, que se associaram com ele como um pequeno rapaz, vendo o que ele era antes o que ele foi depois. Pai, que sua vida possa ser um – um sermão para eles, que também possam se preparar para se encontrarem com seu pequeno amigo do outro lado,onde não haverá mais morte, nem tristeza e nem pesares. Conceda isto Senhor.
103- E nós pessoas de mais idade, olhamos para este jovem homem bem na flor da juventude, vemos ele transformado e vir da vida mortal à vida vivificante… Conceda isto Senhor, que nesta!tarde pela simplicidade de usar exemplos da natureza, possamos ver e então nos posicionar de volta à Palavra de Deus através de uma promessa. E Tu disseste: “A Palavra de Deus é uma Semente”. E uma semente deve produzir segundo sua espécie.
104– E eu oro para que Tu abençoes e confortes a estas pessoas. Permita que eles reconheçam que este pequeno rapaz foi colocado aqui simplesmente para um sermão. Ele pregou seu sermão. O livro está fechado. Mas nós o veremos de novo. Conceda Senhor que todos nós estejamos alina beleza de Cristo onde teremos Vida Eterna. Até que chegue aquela hora, mantenha-nos Sempre centralizados na Tua vontade. No nome de Jesus, oramos amém.
Nesta tradução, seguimos a ordem de parágrafos adotada pela Voice of God Recordings.
Para ler a mensagem em inglês clique abaixo:
Tradução: Pr. Sérgio Ricardo