Orfa se despede de Rute e Noemi
O livro de Rute é um livro muito especial e repleto de situações que apontam para o grande momento da redenção. A excelente tradução Bíblia em plenitude traz um estudo profundo sobre os nomes bíblicos e palavras de difícil interpretação. Essa edição, utilizada por mim, é de 1995 da Sociedade Bíblica do Brasil. Vamos ao livro de Rute:
Capítulo 1 versículo 1
Aceitando uma data antiga para o Êxodo, esse é o período que vai de 1350 a 1110 a.C um tempo de grande confusão espiritual, concessões e apostasia.Em contraste com esse pano de fundo, a história de Rute apresenta um estudo de um povo que permaneceu constante em sua fé. Campos de Moabe: Embora Moabe não fosse muito longe do Leste de Belém, a seca não chegou até lá. O termo hebraico para peregrinar indica uma permanência temporária. Apesar de o Livro ter um nome feminino, não foi uma mulher quem o escreveu, a maioria dos grandes estudiosos afirma Samuel como seu escritor.
Os nomes:
Elimeleque: significa “Meu Deus é Rei”
Noemi: “Agradável, Encantadora, Amável”.
Malon: “Fraco doentio”
Quiliom: “Fraqueza, Tristeza”.
Orfa: ”Corça nova”.
Rute: “Amizade”.
Boaz: ”Rapidez”
Obede: “Servo”.
Na mensagem O PARENTE REDENTOR, o irmão Branham nos ensina que o parente mais próximo do homem era o diabo, como ele não tem nada, Jesus torna-se nosso Redentor, pré-figurado no Livro por Boaz. Todos têm um nome, menos satanás, que é chamado de FULANO, Rute 4:1.
Uma expressão de grande revelação Rute 1:8
O Senhor é a tradução de “Yahweh”. Noemi emprega esse nome para Deus, em lugar de “Elohim”, que seria impessoal, ou “Quemos”, o deus dos moabitas. Essa escolha de termos é um indicador significante da piedade que caracterizava a vida e o pensamento de Noemi. Benevolência traduz o termo hebraico hesed, que denota a idéia de amor e lealdade-uma aliança estável. Noemi conhece o caráter do SENHOR e ora para que a sua nora experimente a sua bondade, sabendo que o Deus de Israel não é apenas bom, mas também confiável.
Boaz e seu encontro com Rute
O profeta irmão Branham nos ensina que em Rute há quatro estágios:
Rute decidindo, trabalhando, descansando e sendo recompensada. Vemos então o perfeito Plano da Redenção da parte de Deus. Podemos perceber o que Deus quer nos ensinar, observe:
Mensagem A Obra Prima parágrafo 62 o irmão Branham fala das quatro bases de fundamentação da obra prima:
Abraão: Fé
Isaque: Amor
Jacó: Graça
José: Perfeição.
Na mensagem A Restauração da Árvore Noiva, a partir do parágrafo 451 encontramos quatro estágios da restauração:
Lutero: justificação
Wesley: santificação
Pentecostais: Batismo com o Espírito Santo
Quarta Luz: Abertura da Palavra.
Observando Rute perceba que seu descanso ocorre na terceira fase, porém sua recompensa é na quarta fase com a Palavra de casamento, a perfeição.
Voltaremos a esse estudo nas próximas edições.
Pastor Sérgio Ricardo.
Rute trabalhando